Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf: 33 anos de atuação
conteúdo

Notícias

Codevasf: 33 anos de atuação

O dia 16 de julho marca o 33º aniversário da Codevasf. No decorrer da sua trajetória, a Companhia consolidou a sua importância no âmbito do vale do São Francisco e, mais recentemente, do Parnaíba
publicado: 16/07/2007 09h29, última modificação: 06/10/2023 17h08

O dia 16 de julho marca o 33º aniversário da Codevasf. No decorrer da sua trajetória, a Companhia consolidou a sua importância no âmbito do vale do São Francisco e, mais recentemente, do Parnaíba. Com foco na promoção do desenvolvimento e na revitalização das duas bacias hidrográficas, a empresa busca a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Codevasf direciona sua atuação na coordenação e execução de obras de infra-estrutura hídrica, implantação de distritos agropecuários e agroindustriais, obras de saneamento básico, eletrificação e transportes, diretamente ou mediante contratação e estabelecendo parcerias na implementação dos programas. Dando ênfase aos estudos sobre o potencial hidroagrícola dos Vales, a empresa implantou e mantém em operação 26 perímetros de irrigação no vale do São Francisco.

A Companhia desenvolve, ainda, programas de reabilitação de perímetros irrigados e de preparação da juventude rural e executa ações integradoras voltadas para a construção de barragens, construção/instalação de adutoras, perfuração/instalação de poços tubulares, instalação de cisternas simplificadas de abastecimento d’água, implantação de linhas de distribuição de energia e construção de estradas que têm provocado impactos favoráveis no que se refere à redução da migração e à inclusão social.

No vale do Parnaíba, a empresa vem realizando uma série de ações, com destaque para o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap), pautado na sustentabilidade, nas potencialidades comparativas e competitivas existentes, visando ao crescimento da economia regional e à melhoria da qualidade de vida da população em uma nova abordagem estratégica centrada no nível de abrangência territorial.

Programas e Ações

Os programas e as ações da Codevasf têm como foco principal o desenvolvimento regional, permitindo que sejam criadas novas perspectivas e oportunidades para a comunidade. Destacam-se as ações ligadas à revitalização da bacia do rio São Francisco, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Projeto Amanhã, o Programa de Desenvolvimento Florestal e o Planap. Apesar de representarem potencial de desenvolvimento, essas ações precisam de articulações e união de esforços para organização, crescimento e melhoria da economia regional, gerando emprego e renda para a população.

As realizações pioneiras e os trabalhos persistentes da Codevasf, aliados às ações de instituições públicas e privadas, resultaram numa expressiva melhoria dos indicadores socioeconômicos do Vale, que dispõem, atualmente, de poderosos aparatos de energia e transporte.