Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Codevasf e Emater/MG avaliam resultados
conteúdo

Notícias

Codevasf e Emater/MG avaliam resultados

A Codevasf promoveu na última semana, em sua sede em Montes Claros, reunião com a direção estadual da Emater/MG e representantes dos perímetros irrigados com o objetivo de avaliar as ações de apoio aos pequenos produtores rurais dos projetos Gorutuba e Jaíba
publicado: 31/05/2007 17h08, última modificação: 06/10/2023 17h08

A Codevasf promoveu na última semana,  em sua sede em Montes Claros, reunião com a direção estadual da Emater/MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e representantes  dos perímetros irrigados com o objetivo de avaliar  as ações  de apoio aos pequenos produtores rurais dos projetos Gorutuba e  Jaíba. Foi feita a avaliação dos resultados dos trabalhos de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos naqueles perímetros, durante o ano passado. Além disso, foram discutidos os pontos a serem aprimorados.

Com recursos oriundos do Programa de Transferência de Gestão de Perímetros Públicos de Irrigação, da ordem de R$ 781 mil repassados a Emater/MG, a Codevasf assistiu tecnicamente 1.826 colonos do Projeto Jaíba. O trabalho envolve direta e indiretamente mais de nove mil pessoas,  que moram e trabalham em lotes irrigados de cinco hectares da etapa I do Jaíba. No Gorutuba, a Emater recebeu R$ 527 mil para assistência técnica e extensão rural a 426 famílias de pequenos agricultores, que ocupam lotes com média de oito hectares cada, numa área total  irrigada de cerca de 3.400 hectares.

Para o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, os resultados do trabalho da Emater/MG nos dois perímetros foram positivos. “As ações de extensão rural desenvolvidas nos projetos no ano passado, estão propiciando aos pequenos produtores uma maior sustentabilidade social e econômica”, afirma. Chaves acrescenta que para dar continuidade a esse trabalho um novo convênio já foi assinado este ano. José Silva Soares, presidente da Emater/MG, também demonstrou entusiasmo com o trabalho feito nos dois projetos e disse que toda a equipe técnica daquela empresa continua motivada e em busca de alternativas que possibilitem melhoria nas condições de vida dos produtores beneficiados.

Também participaram da reunião o presidente da  Associação dos Irrigantes da Margem Esquerda do Gorutuba – ASSIEG, Omir  Antunes; o gerente executivo do Distrito de Irrigação do Gorutuba – DIG, Takami Doyama, o chefe da Unidade de Apoio aos Empreendimentos em Brasília, Samuel Cavalcanti, e toda a equipe técnica regional da Codevasf e da Emater/MG envolvida nessas ações.