Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Capacitação de jovens na área de fitoterápicos nativos
conteúdo

Notícias

Capacitação de jovens na área de fitoterápicos nativos

O Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã em Arapiraca (AL) está realizando curso de Plantas Medicinais e Aromáticas. O objetivo é despertar o interesse e qualificar profissionalmente jovens rurais para o potencial terapêutico da flora medicinal
publicado: 03/07/2007 10h54, última modificação: 06/10/2023 17h08

O Centro de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã em Arapiraca (AL) está realizando, no decorrer da semana, o curso de Plantas Medicinais e Aromáticas. O objetivo é despertar o interesse e qualificar profissionalmente jovens de diversas comunidades rurais circunvizinhas para o potencial terapêutico da flora medicinal e suas aplicações nos serviços de saúde. Inicialmente, estão sendo qualificados 43 jovens multiplicadores das comunidades de Bananeiras, Cajarana, Gruta D'água, Taboquinha e Batingas.

O curso está sendo ministrado pela técnica da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Arapiraca, Maria Moraes Miranda. O treinamento conta com aulas práticas e teóricas. As teorias enfatizam os aspectos da produção, desde o conhecimento da flora regional, preparação do solo, obtenção de matéria-prima vegetal; a utilização de plantas medicinais nas práticas populares e por profissionais da área da saúde; o cultivo de plantas aromáticas e medicinais, colheita, secagem e armazenamento até a manipulação e comercialização.

Nas aulas práticas/campo, os jovens estão aprendendo a preparar diversos remédios com plantas medicinais por meio de formas caseiras de infusos, decoctos, lambedores, tintura, extrato, xaropes e outros. Essas aulas estão sendo realizadas nas comunidades de origem dos jovens, onde, por força de convênio com a Prefeitura Municipal de Arapiraca, várias Farmácias Vivas estão em fase de implantação.

Além das aulas, haverá exposição com exemplo de plantas medicinais tradicionais, com destaque para o alecrim-pimenta (utilizado para combater a acne), o agrião (cicatrizante), o alho (usado no tratamento de gripes) e a arruda (utilizado para conjuntivite).