Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Cais de Gameleira terá novo projeto
conteúdo

Notícias

Cais de Gameleira terá novo projeto

Uma comissão da Codevasf reuniu-se na segunda-feira, 26, com moradores de Gameleira, distrito do município de Sítio do Mato (BA), para apresentar e discutir com a população as novas estratégias de ação e intervenção na obra do cais de contenção naquela localidade
publicado: 28/11/2007 17h34, última modificação: 06/10/2023 17h09


Uma comissão da Codevasf reuniu-se na segunda-feira, 26, com moradores de Gameleira, distrito do município de Sítio do Mato (BA), para apresentar e discutir com a população as novas estratégias de ação e intervenção na obra do cais de contenção naquela localidade. A reunião foi conduzida pelo superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Calmito Fagundes, o engenheiro hídrico da Codevasf, Frederico Carvalho, e o técnico da Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas), Belmiro Mendes de Carvalho Filho. Foram ouvidos os questionamentos dos moradores e dos representantes políticos do distrito.

Na oportunidade, o superintendente falou da necessidade de intervenção urgente, mas com critérios técnicos consistentes. “É preciso priorizar a eficiência e a eficácia da obra, que tem como objetivo a contenção do processo erosivo naquela região, onde a curva do rio age de forma intensa nas suas margens”, afirmou. Ele enfatizou também o apoio da presidência da Codevasf no sentido de intervir junto à Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, para a transferência das famílias residentes às margens do rio.

O engenheiro hídrico explicou à população a razão da formulação de um novo estudo. “O material servirá para um novo projeto com base na hidráulica fluvial, um modelo moderno  adotado pela Codevasf no Campo de Provas no município de Barra (BA), em parceria com  a Fundespa e executado pelo Exército Brasileiro”, afirmou. Segundo o técnico da  Fundespa no máximo em duas semanas serão iniciados os estudos técnicos para a definição do novo projeto.