Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Biocombustíveis
conteúdo

Notícias

Biocombustíveis

As empresas Toyota Tsusho, Odebrechet e Queiroz Galvão assinaram documento de adesão ao Memorando de Entendimento firmado pela Petrobras e Itochu em junho para avaliação do potencial de produção de biocombustíveis na região do Canal do Sertão Pernambucano
publicado: 23/07/2007 14h00, última modificação: 06/10/2023 17h08

As empresas Toyota Tsusho, Odebrechet e Queiroz Galvão assinaram, na sede da Petrobras, documento de adesão ao Memorando de Entendimento firmado pela Petrobras e Itochu em junho passado para avaliação do potencial de produção de biocombustíveis na região do Canal do Sertão Pernambucano, situada nos estados da Bahia e do Pernambuco.

Os estudos contemplarão a produção de biocombustíveis, como o etanol a partir da cana-de-açúcar e o biodiesel a partir de pinhão manso, mamona e dendê. A irrigação será a principal fonte de fornecimento de água, para a garantia de produção dos biocombustíveis, evitando a sazonalidade climática que se tem em outras regiões do país.

Será avaliada, também, a melhor logística de escoamento da futura produção, para atender, de forma segura e competitiva, tanto o mercado japonês como os demais mercados potenciais em outras partes do mundo. A adesão da Toyota Tsusho, Odebrechet e Queiroz Galvão tem como objetivo, em conjunto com a Petrobras e a Itochu, "trazer benefícios do crescente mercado internacional dos biocombustíveis para a região do semi-árido brasileiro, com ganhos sociais, econômicos e ambientais", segundo a estatal brasileira.

O memorando entre a Petrobras e a empresa japonesa Itochu Corporation foi assinado no dia 8 de junho de 2007, objetivando avaliar o potencial de produção de bioetanol, biodiesel e bioeletricidade, a partir da cana-de-açúcar e oleaginosas diversas, naquela área do nordeste.

O Canal do Sertão Pernambucano é uma região de 150.000 hectares, localizada na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf, que abrange 16 municípios do Estado de Pernambuco, entre os quais Petrolina, Ouricuri, Trindade, Araripina, além do Município de Casa Nova, na Bahia.

Fonte: Jornal do Commercio – 23/07/2007