Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Base Cartográfica de Sergipe irá nortear planejamento de ações da Codevasf
conteúdo

Notícias

Base Cartográfica de Sergipe irá nortear planejamento de ações da Codevasf

Uma ferramenta importante para o planejamento de ações em Sergipe, região do Baixo São Francisco, foi o que recebeu a Codevasf – resultado da assinatura de parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag) na área de cartografia. Por meio do termo de cooperação, a Codevasf passa a ter acesso à Base Cartográfica de Sergipe, além de a outras informações geográficas.
publicado: 06/09/2013 18h31, última modificação: 06/10/2023 17h11

Uma ferramenta importante para o planejamento de ações em Sergipe, região do Baixo São Francisco, foi o que recebeu a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – resultado da assinatura de parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag) na área de cartografia. Por meio do termo de cooperação, a Codevasf passa a ter acesso à Base Cartográfica de Sergipe, além de a outras informações geográficas.

A Base Cartográfica de Sergipe é um mapeamento topográfico digital completo de 13 municípios sergipanos e das 75 sedes municipais, com imagens aéreas de alta precisão e com georreferenciamento, elaborado pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Seplag. A realização do acordo entre os dois órgãos já havia sido discutida no início de agosto, em uma reunião realizada na Seplag, que contou também com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O superintendente regional da Codevasf, Paulo Viana, destacou a celeridade como um dos principais benefícios que a Companhia terá com o recebimento da Base Cartográfica de Sergipe. “É mais uma parceria firmada entre a Codevasf e Governo de Sergipe, a qual propicia o recebimento de um produto cartográfico de alta qualidade que permite identificar áreas com aptidão para determinadas intervenções da Codevasf em Sergipe, fortalecendo nossas ações e otimizando tempo e custos dos investimentos”, disse o superintendente.

O geógrafo Walter Uchôa, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, acrescentou que, com esse material, a Codevasf terá a possibilidade de aperfeiçoar o planejamento e o monitoramento de ações. “Como exemplos, podemos citar a seleção de áreas propícias à construção de barreiros, o monitoramento espacial das cisternas de consumo e dos arranjos produtivos, a elaboração de projetos de esgotamento sanitário e abastecimento de água, o zoneamento ambiental e a acurácia dos levantamentos topográficos”, declarou. 

O secretário estadual do Planejamento, Jeferson Passos, por sua vez, afirmou que as informações cartográficas servem de apoio às ações diretas à população. “O Estado detém esse acervo, que é fruto de um investimento de R$ 9 milhões e vem sendo compartilhado com outros órgãos. Com esse acordo de cooperação, a Codevasf passa a ter esse material disponível e com a possibilidade de uso imediato”, observou o secretário.