Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Aula inaugural da Univasf
conteúdo

Notícias

Aula inaugural da Univasf

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Jonas Paulo Neres, ministrou aula inaugural do segundo semestre da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina
publicado: 02/08/2007 15h25, última modificação: 06/10/2023 17h09


O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Jonas Paulo Neres, ministrou aula inaugural do segundo semestre da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina. O tema foi revitalização. Além dos alunos e professores, esteve presente o reitor da universidade, José Weber.

Durante a palestra, o diretor falou sobre a questão da recuperação hidroambiental do rio, saneamento básico, intervenções e recuperação das matas ciliares. Jonas Paulo destacou a importância do papel da rede de universidades constituída no programa e a parceria com a Univasf para a implantação do centro de referência do bioma caatinga, laboratórios, área de demonstração para tecnologias de convivência com o semi-árido nas áreas de manejo de solo e de água, vegetação nativa, fauna e reflorestamento.

Também falou sobre a parceria para a definição das áreas públicas que constituem a faixa de domínio do rio e a identificação das populações tradicionais, particularmente, as remanescentes de quilombolas nos trechos do São Francisco na Bahia e em Pernambuco. "A Univasf, como universidade recém implantada no governo Lula, tem papel estratégico no Programa de Revitalização do São Francisco. A identificação das suas vocações em relação à recuperação hidroambiental e ao desenvolvimento sustentável na Bacia é prioridade da parceria", completa.