Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Artesanato no Projeto Jaíba/MG
conteúdo

Notícias

Artesanato no Projeto Jaíba/MG

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, em parceria com a Emater de Minas Gerais promoveu no Projeto Jaíba o curso de aperfeiçoamento em artesanato de fibra de bananeira
publicado: 03/08/2007 14h28, última modificação: 06/10/2023 17h09


A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais promoveu no Projeto Jaíba o curso de aperfeiçoamento em artesanato de fibra de bananeira. 

O curso ensinou aos participantes novidades sobre o tratamento da fibra de bananeira. Durante as 40 horas de convivência e aprendizado trocaram experiências sobre o desfibramento, conservação da fibra, produção de papel da fibra da bananeira, tecelagem, trançados e crochê com a fibra.

Participaram do curso 26 artesãos, dentre eles nove jovens do Projeto Amanhã, que tiveram a oportunidade de trocar experiências com pessoas que trabalham há mais tempo com o produto. “Esses jovens têm no artesanato uma fonte extra de renda e vislumbram uma possibilidade de crescimento profissional, uma vez que o artesanato em fibra de bananeira no Norte de Minas e, especialmente no Projeto Jaíba, vem conquistando espaço no cenário nacional”, afirma a coordenadora executiva do Projeto, Marisa Cordeiro. O município de Jaíba se destaca por ter a maior área plantada de bananeira no estado de Minas, o que reforça a importância dessa atividade  para a população local.

Segundo a jovem Marília Fernandes Santos, participar desse curso lhe proporcionou aprender novas formas de tratar a fibra. “Gostei muito do curso e trabalhar com artesanato mudou a minha vida.” Quando fala de seu futuro, Marília se emociona e diz querer continuar trabalhando com a fibra da bananeira e retribuir o apoio e incentivo dado por sua família, pelo Projeto Amanhã e pela Emater.