Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Apicultores participam de seminário no norte de Minas
conteúdo

Notícias

Apicultores participam de seminário no norte de Minas

“A Codevasf, ciente da sua responsabilidade social junto ao pequeno produtor rural e, na condição de principal órgão federal de desenvolvimento sustentável atuando no vale do rio São Francisco, não poderia deixar de nortear suas ações também para a apicultura, principalmente numa região onde esse segmento produtivo tem demonstrado um grande potencial econômico na vida do homem do campo”. Com essas palavras o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, deu início à solenidade de abertura do VII Seminário de Apicultura do Norte de Minas, na manhã da última quinta-feira, dia 25.
publicado: 26/11/2010 14h24, última modificação: 06/10/2023 17h09

“A Codevasf, ciente de sua responsabilidade social junto ao pequeno produtor rural e, na condição de principal órgão federal de desenvolvimento sustentável atuando no vale do rio São Francisco, não poderia deixar de nortear suas ações também à apicultura, principalmente, numa região onde esse segmento produtivo tem demonstrado um grande potencial econômico na vida do homem do campo”. Com essas palavras o Superintendente Regional da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, deu início à solenidade de abertura do VII Seminário de Apicultura do Norte de Minas, na manhã da última quinta-feira, dia 25.

O encontro foi realizado no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, com a presença de mais de 300 participantes, entre técnicos, estudantes e, principalmente, apicultores de diversos municípios norte mineiros, que são beneficiados pelas ações da Codevasf, por meio de pequenas associações comunitárias, apoiadas no segmento da apicultura pelo programa Arranjo Produtivo Local (APL), mais um programa social desenvolvido pelo governo federal, por intermédio da Codevasf no norte de Minas, com maior destaque na região da Serra Geral.

Mais uma vez ficou demonstrado, por meio de depoimentos de apicultores da região, que essa classe produtora continua coesa e com o propósito de tornar a região num grande pólo na produção de mel, contou com ações de desenvolvimento sustentável, tendo recebido apoio da Codevasf. Em contrapartida, receberam do coordenador desse seminário e engenheiro da Codevasf, Alex Demier, a informação de que os dirigentes da Companhia estão envidando esforços para ampliar as suas ações no segmento dos APLs, no norte de Minas.

Para o engenheiro Fernando Britto, diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos do norte de Minas – Agro/NM e, também, chefe de gabinete da Codevasf em Minas Gerais, é sempre salutar participar de ações que contribuem para o crescimento técnico e a capacitação de pequenos produtores rurais. Disse, ainda, que a Agro/NM sempre será uma aliada em todos os eventos que envolvam o desenvolvimento técnico, social e econômico norte mineiro, pois a região possui profissionais, na área agronômica, altamente capacitado e sempre disposto ao trabalho em favor do pequeno produtor rural e, na apicultura, estão fazendo a diferença.

As várias palestras apresentadas tiveram como abordagem principal as experiências de associativismo e gestão de unidades de beneficiamento de mel. Teve como palestrantes o consultor técnico Robson Sousa Raad, sobre técnicas para aumento da produtividade apícola, José Cleto Pellegrinelli, sobre a atuação do entreposto Apidouro no mercado apícola nacional e internacional, Gil Barreto, com o tema certificação e mercado dos produtos apícolas e orgânicos, e Edimilson Nunes da Costa, sobre a experiência da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – Casa Apis. Vários apicultores falaram sobre suas experiências na produção do mel e, principalmente, na comercialização desse produto. No encerramento do Seminário, os agentes financeiros Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Credinor, representados por seus gerentes regionais, falaram sobre crédito financeiro e a disponibilização desses recursos para o segmento de produção rural.