Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ações no Maranhão são apresentadas por presidente da Codevasf
conteúdo

Notícias

Ações no Maranhão são apresentadas por presidente da Codevasf

As ações da Codevasf nas áreas de revitalização ambiental, abastecimento e esgotamento, convivência com o semiárido e infraestrutura hídrica, entre outras, deram a tônica à palestra do presidente da Companhia, Elmo Vaz, aos prefeitos, vice prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos do Maranhão.
publicado: 06/12/2012 18h18, última modificação: 06/10/2023 17h11

As ações da Codevasf nas áreas de revitalização ambiental, abastecimento e esgotamento, convivência com o semiárido e infraestrutura hídrica, entre outras, deram a tônica à palestra do presidente da Companhia, Elmo Vaz, aos prefeitos, vice prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos do Maranhão.

A palestra “A Codevasf e os Municípios” foi proferida durante o III Ciclo de Estudos de Gestão Municipal, uma iniciativa do Partido Verde, que aconteceu nesta quinta (06), no auditório do Sesc do Olho D’água, na capital São Luís. “Foi uma excelente oportunidade para apresentar aos novos prefeitos eleitos do Maranhão o que a Codevasf faz, de que forma atuamos e como podemos ajudar os municípios a superar suas dificuldades”, afirmou Elmo Vaz.

Um dos assuntos tratados durante a palestra foi o programa Água para Todos, que está sendo implantado inicialmente em 14 municípios maranhenses com a instalação de 4.302 cisternas para armazenamento de 16 mil litros de água cada uma. “Em todo o Brasil serão beneficiadas 750 mil famílias com a implantação de 300 mil cisternas, além de outras ações que proporcionam a universalização do acesso à água”, explicou Elmo Vaz.

No Maranhão, o programa – cuja coordenação nacional cabe ao Ministério da Integração Nacional (MI) -, é executado em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). Nova parceria a ser firmada entre a Codevasf e o governo maranhense irá viabilizar a instalação de cerca de 1,1 mil sistemas simplificados de abastecimento de água.

Além do programa Água para Todos, Elmo Vaz destacou que estão previstos para serem implantados pela 8ª Superintendência da Codevasf no Maranhão o Projeto Diques da Baixada – cujas obras serão licitadas nos próximos meses - 300 kits de irrigação, a distribuição de 6 mil colméias e a elaboração do Plano dos Recursos Hídricos do Maranhão.

Inicialmente estão previstos recursos da ordem de aproximadamente R$ 250 milhões para serem investidos pela Codevasf no Maranhão, além dos R$ 142 milhões já investidos no estado em obras de infraestrutura, esgotamento sanitário e outros projetos.

O presidente da Codevasf alertou os gestores quanto a importância da elaboração correta de projetos. “A elaboração de projetos é uma deficiência em todo o Brasil, mas é necessário que as prefeituras e os estados apresentem os projetos para poderem requerer a liberação dos recursos”, ressaltou ElmoVaz.

A 8ª Superintendência da Codevasf no Maranhão, que funciona na Avenida dos Holandeses, foi inaugurada em setembro deste ano pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

O deputado federal Sarney Filho, um dos organizadores do evento, ressaltou a importância da instalação da Codevasf no estado.

“A Codevasf tem experiência no combate às secas e na implantação de projetos de inclusão produtiva e vai ajudar muito os agricultores familiares maranhenses”, ressaltou o deputado, que é autor do projeto de lei que solicita que a Codevasf atue em todos os 217 municípios maranhenses e não só nos 149 atendidos atualmente pelo órgão federal, que beneficia as regiões de influência das bacias hidrográficas do Itapecuru, Mearim e Parnaíba.

Também participaram do evento o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, o secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, o presidente do Partido Verde, José Luiz de França Pena, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza e o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, João Martins.

Com informações da Sagrima/MA