Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Ações de desenvolvimento sustentável são destaque na abertura da 1ª Semana do Meio Ambiente da Codevasf
conteúdo

Notícias

Ações de desenvolvimento sustentável são destaque na abertura da 1ª Semana do Meio Ambiente da Codevasf

Foi realizada nesta terça-feira (31/05), no auditório da sede da Codevasf em Brasília, a abertura da 1ª Semana do Meio Ambiente, cujo tema é “O mundo que você quer depende do que você faz por ele. Pense nisso...”. O evento é promovido pela companhia por meio da Gerência de Meio Ambiente (AR/GMA).
publicado: 31/05/2011 17h45, última modificação: 06/10/2023 17h09

Foi realizada nesta terça-feira (31/05), no auditório da sede da Codevasf em Brasília, a abertura da 1ª Semana do Meio Ambiente, cujo tema é “O mundo que você quer depende do que você faz por ele. Pense nisso...”. O evento é promovido pela companhia por meio da Gerência de Meio Ambiente (AR/GMA). Estiveram presentes na solenidade o presidente interino da empresa, Clementino de Souza Coelho; o diretor interino da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Guilherme Almeida; a gerente executiva da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, Lucivane Lima; além de assessores, gerentes e demais funcionários.

Em seu pronunciamento, Clementino de Souza Coelho ressaltou a importância de se promover o desenvolvimento de forma sustentável. “Conservar é saber fazer uso das novas tecnologias e continuar avançando para proporcionar ao ser humano melhor qualidade de vida e de renda. É um paradoxo, mas é um desafio”, salientou. Já o gerente de Meio Ambiente, Jean Wellington Ramos, enfatizou a relevância das atividades programadas para o evento no sentido de promover uma reflexão sobre as atuais condições do planeta, incentivando o público a adotar atitudes mais conscientes.

Em seguida, houve uma palestra sobre as ações de gestão ambiental desenvolvidas pela Codevasf, ministrada pela chefe da Unidade de Gestão Ambiental e Licenciamento, Maria Valdenete Pinheiro, que explicou como ocorre o processo de licenciamento para as obras executadas pela empresa.

Na sequência, a gerente de Desenvolvimento Territorial, Izabel Aragão, fez um panorama sobre as atividades desenvolvidas pelo Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL's), Projeto Amanhã e pela unidade de Aquicultura e Recursos Pesqueiros. Ela destacou, entre outros pontos, o Projeto Doces Matas, que alia a atividade apícola ao uso racional de recursos florestais, como um exemplo de ação ambientalmente correta. Por meio dessa iniciativa, desenvolvida no estado de Sergipe, a Codevasf já recuperou 200 mil m² de matas ciliares, produziu mudas nativas e propiciou a proteção de cinco nascentes nas sub-bacias do São Francisco, gerando, também, renda para os produtores da região.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) promovida pela Codevasf nos perímetros irrigados foi outro assunto de destaque no primeiro dia da Semana do Meio Ambiente. O engenheiro agrônomo Renan Loureiro, da Gerência de Apoio à Produção, explicou como se dá o trabalho das equipes de ATER, que objetiva, por exemplo, incentivar as boas práticas agrícolas e o uso racional da água entre os pequenos produtores.

Para finalizar, a gerente executiva da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, Lucivane Lima, apresentou as ações de educação ambiental desenvolvidas pela empresa no âmbito interno. Ela citou a implantação da horta comunitária no terreno da Sede, a qual contém hortaliças, ervas medicinais e aromáticas cultivadas sem agrotóxicos para consumo dos empregados. Inclusive, na ocasião, foram distribuídos alguns produtos da horta para os participantes. Além disso, a gerente executiva mencionou algumas ações desenvolvidas no âmbito da Comissão da Coleta Seletiva Solidária, como distribuição de copos e xícaras de vidro para o público interno a fim de reduzir o uso de material plástico e recolhimento de papel para fins de reciclagem.