Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Aberta a 18ª Fenagri
conteúdo

Notícias

Aberta a 18ª Fenagri

Com o tema “Na rota do vinho” a 18ª edição da Fenagri, realizada na cidade de Juazeiro (BA), destaca a produção de vinhos do Vale do São Francisco.
publicado: 19/07/2007 12h24, última modificação: 06/10/2023 17h08


Com o tema "Na rota do vinho" a 18ª edição da Fenagri, realizada na cidade de Juazeiro (BA), destaca a produção de vinhos do Vale do São Francisco. O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação Raimundo Deusdará Filho, acompanhado dos superintendentes da Codevasf de Juazeiro (BA) e de Petrolina (PE), Ana Angélica Almeida e Manuel Matheus Ventura, respectivamente, participou da solenidade de abertura que aconteceu ontem (18) com a presença do governador do estado da Bahia Jaques Wagner e dos prefeitos da cidade de Juazeiro (BA), Misael Aguilar, e da cidade de Petrolina (PE), Odacy Amorim.

O governador da Bahia falou que o evento é fundamental para a região devido à pujança do setor de fruticultura irrigada. "O que parecia incrível vira realidade. O nosso sertão produzindo na beira do São Francisco uvas, frutas e vinhos que já estão sendo exportados. Isso mostra a capacidade da nossa gente e da nossa tecnologia, logo só temos o que comemorar", destacou Wagner.

Além dos investidores nacionais a Fenagri está recebendo investidores de nove países: República Tcheca, Canadá, Chile, Estados Unidos, Espanha, Itália, Reino Unido, Uruguai e Equador. A expectativa é que cerca de R$ 350 milhões sejam negociados durante os cinco dias da feira.

"As expectativas em relação a Fenagri vão além do volume de negócios que são gerados", disse a superintendente regional da Codevasf Juazeiro (BA), Ana Angélica Almeida, e acrescentou que "a Feira é também um momento oportuno para trocas de experiências e para o conhecimento das novas tecnologias existentes no mercado. O incentivo que a Codevasf oferece na área do apoio ao produtor e esse intercâmbio com experiências de outros estados e do mundo inteiro acaba sendo referência também para nós", finalizou Ana Angélica. A temática do estande da Codevasf é a "navegação do Velho Chico" e ocupa uma área de 200 m².

Rota do Vinho

Com sete vinícolas instaladas, o Vale é considerado o segundo pólo vinícola do Brasil responsável pela produção de 8 milhões de litros de vinho por ano.

Pesquisadores brasileiros e espanhóis fizeram uma parceria para melhorar a qualidade do vinho produzido no Vale do São Francisco, por meio de intercâmbio de técnicos da Embrapa, no Brasil, e da Estação de Viticultura e Enologia de Navarra, na Espanha.

Essa parceria foi viabilizada por meio de um convênio firmado entre a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e Câmara de Comércio e Indústria de Navarra, na Espanha, com apoio da Codevasf. O projeto foi realizado com apoio financeiro da Comissão Européia.