Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > 6ª Frulapa
conteúdo

Notícias

6ª Frulapa

A 6ª Frulapa acontece de 31 de agosto a 02 de setembro em Bom Jesus da Lapa (BA) e será montada numa área com estrutura para abrigar mais de 40 expositores
publicado: 28/08/2007 17h34, última modificação: 06/10/2023 17h09

A 6ª Frulapa acontece de 31 de agosto a 02 de setembro em Bom Jesus da Lapa (BA) e será montada numa área com estrutura para abrigar mais de 40 expositores. A estimativa é que aproximadamente 60 mil pessoas visitem a feira, realizada pela Codevasf, Sebrae, Distrito de Irrigação Formoso e Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa. O objetivo é potencializar o agronegócio de fruticultura irrigada, viabilizando o crescimento do município.

A Frulapa atinge os principais segmentos econômicos locais e proporciona troca de experiências, acesso a novidades tecnológicas e outros processos que envolvem a cadeia produtiva da fruticultura, proporcionando novas oportunidades de negócios e consolidando a atividade frutícola como geradora de emprego e renda na região. "A Frulapa é uma feira de negócio, de informação tecnológica, faz parte do calendário nacional. É fundamental para a Codevasf participar desse evento que além de ser um grande atrativo como festa é também uma grande oportunidade para desenvolver a economia na região. Ficamos felizes em ser condutores do processo", afirmou José Calmito Fagundes Lédo, superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.

MELHORIAS

A cada ano há melhorias na área da feira, ampliando espaços e proporcionado um ambiente estruturado por profissionais, onde produtores de várias regiões do país e pequenos empreendedores podem divulgar seus produtos e empresas. Haverá uma rica programação técnica, com mais de 50 especialistas em cursos, palestras e painéis dirigidos a produtores, empresários, técnicos e investidores, além da programação cultural do evento.

O tema escolhido para este ano "A Terra gerando o progresso e suas mãos colhendo os bons frutos", ressalta o nível de desenvolvimento que está sendo alcançado pela região e a qualidade do solo cultivado, resultando no alto padrão dos frutos produzidos. Mais de 30 mil pessoas visitaram a última feira e foram gerados negócios acima de R$ 100 mil reais.

PERFIL

A produção de frutas está mudando o perfil econômico da região de Bom Jesus da Lapa, a 780km de Salvador. Uma média de 6 mil trabalhadores estão empregados hoje na atividade de fruticultura do projeto Formoso, uma área que compreende 12,6 mil hectares . Além dos mais de 800 colonos e dos produtores de 50 lotes empresariais, cada vez mais, empresários e investidores têm demonstrado interesse no projeto.

O projeto de irrigação Formoso, instalado há mais de dez anos, pertence à Codevasf e tem financiamento do Banco do Nordeste. A Central Lapa, organizadora da Frulapa, reúne várias associações de produtores de Bom Jesus da Lapa. Um trabalho de parceria que cresce constantemente, promovendo o progresso da região.