Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Unidades de Beneficiamento de mel
conteúdo

Notícias

Unidades de Beneficiamento de mel

A partir de agora a apicultura do norte de Minas ganha um novo e maior impulso por meio do uso de moderno maquinário para o beneficiamento e envasamento do mel. A Codevasf acaba de entregar quatro Unidades de Beneficiamento de Mel, totalmente equipadas, aos apicultores dos municípios de Bocaiúva, Mirabela, Januária e Mato Verde, beneficiando centenas de famílias de pequenos produtores rurais nesses municípios mineiros.
publicado: 17/12/2008 16h00, última modificação: 01/11/2022 14h10

A partir de agora a apicultura do norte de Minas ganhará um novo e maior impulso por meio do uso de moderno maquinário para o beneficiamento e envasamento do mel. A Codevasf acaba de entregar quatro Unidades de Beneficiamento de Mel, totalmente equipadas, aos apicultores dos municípios de Bocaiúva, Mirabela, Januária e Mato Verde, beneficiando centenas de famílias de pequenos produtores rurais nesses municípios mineiros.

A primeira unidade entregue foi a de Bocaiúva, onde mais de 60 pequenos produtores rurais da Associação dos Apicultores daquele município, em função dessa nova atividade, aumentaram a sua renda familiar em 900 reais mensais, isso apenas com o contrato de venda que tem com a CONAB, que distribuirá o produto para a merenda escolar no município.

Em Mirabela, segundo Anderson Chaves, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Integração Nacional e da Empresa que dirige, investiu pouco mais de 30 mil reais. É o suficiente para que 30 famílias de pequenos produtores rurais produzam em torno de 36 toneladas de mel por ano. Iraídes Rodrigues Lopes, presidente da Associação dos Apicultores de Mirabela, disse que esse foi um dos melhores e mais produtivos investimentos que o Governo Federal já realizou naquela região. Cada família aumentou a sua renda em mais de 800 reais por mês, também com uma parceria de compra e venda com a CONAB.

Anderson Chaves esteve no município de Januária, onde também entregou para 52 pequenas famílias de trabalhadores rurais, uma Unidade de Beneficiamento de Mel, que, com uma estrutura produtiva de 2.200 colméias, terá capacidade de produzir em torno de 60 toneladas de mel por ano. Toda essa produção, a exemplo das outras Unidades de Beneficiamento, será adquirida pela CONAB, aumentando, assim, a renda dos apicultores em mais de 900 reais mensais.

A Unidade de Beneficiamento de Mel do município de Mato Verde foi a última a ser entregue. Anderson Chaves e toda equipe técnica responsável pelo programa Arranjo Produtivo Local, desenvolvido pela Companhia, se reuniram na comunidade de São João do Bonito com 20 famílias da Associação dos Apicultores de Mato Verde e mais de 300 produtores rurais daquela região onde  a Codevasf investiu pouco mais de 100 mil reais na construção do prédio e aquisição do maquinário que produzirá em torno de 30 toneladas de mel por ano. A CONAB já firmou contrato com essa Associação para comprar  toda a produção de mel.

Para o presidente da Associação dos Apicultores daquele município, Eldiminon José da Silva, essa ação da Codevasf na região da Serra Geral, vem demonstrar uma nova filosofia de trabalho da Empresa no apoio aos pequenos produtores rurais. “A Codevasf, nos últimos anos, está voltando sua atenção, também, para os pequenos produtores rurais, com pequenos programas, mas, de grande alcance social, como o do Arranjo Produtivo Local”, completou.