Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Treinamento para empreendedores no Perímetro de Maniçoba
conteúdo

Notícias

Treinamento para empreendedores no Perímetro de Maniçoba

Agricultores, estudantes, pequenos comerciantes e donas de casa do Perímetro Irrigado de Maniçoba participam hoje (23) e amanhã (24) de cursos voltados à geração de emprego e renda. A coordenação é do Sebrae e conta com o apoio da Codevasf, Prefeitura de Juazeiro, Plantec e gerência do Distrito de Irrigação.
publicado: 23/10/2009 17h37, última modificação: 01/11/2022 14h11

Agricultores, estudantes, pequenos comerciantes e donas de casa do Perímetro Irrigado de Maniçoba participam hoje (23) e amanhã (24) de cursos voltados à geração de emprego e renda. A coordenação é do Sebrae e conta com o apoio da Codevasf, Prefeitura de Juazeiro, Plantec e gerência do Distrito de Irrigação.

As aulas serão realizadas na escola local, sede da Associação de moradores e sede do Distrito. Cerca de 280 pessoas deverão ser capacitadas em atividades como customização de camisas, preparação de pizzas, higienização e manipulação de alimentos, técnicas de venda, atendimento ao cliente, entre outras.

A iniciativa objetiva atender as necessidades criadas pelo crescente desenvolvimento da fruticultura irrigada na região, que fez com que o Perímetro Irrigado de Maniçoba passasse por algumas transformações nas dinâmicas socioculturais e econômicas, dando espaço a um cenário formado por pequenas agrovilas em torno do Perímetro.

Naquela área, o comércio local começou a se desenvolver e agora precisa de orientações técnicas para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população local. Preocupada com esse desenvolvimento, a Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) tem procurado apoiar iniciativas que valorizem o homem do campo, gerando renda e oportunidades de uma vida melhor.

Perímetro de Maniçoba

O Perímetro Irrigado de Maniçoba está localizado à margem direita do rio São Francisco, no município de Itamotinga em Juazeiro (BA). Foi implantado em maio de 1981 e possui hoje uma área de 5.824 hectares irrigados divididos em 298 lotes, sendo 243 de pequenos produtores e 55 de grandes investidores. A produção estimada é de 30 ton/ha de manga, 90 ton/ha de cana de açúcar, 35 ton/ha de uva, 20 ton/ha de maracujá e 51 ton/ha de coco.

Desse total, 80% das uvas produzidas vão para o mercado externo e 20% para o mercado interno. 60% das mangas são comercializada no país e 40%  vão para outros países. As frutas são vendidas para Holanda, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Estados Unidos, Canadá e Argentina.