Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Tecnologia simplifica operação do Projeto Jaíba (MG)
conteúdo

Notícias

Tecnologia simplifica operação do Projeto Jaíba (MG)

Iniciada em 2 de setembro de 2008, a implantação da automação do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba em Minas Gerais, pela empresa Vector Engenharia LTDA., tem surpreendido pela inovação tecnológica e pela simplicidade na operação. Pretendendo ser um marco nesse tipo de projeto, com controle através de telas dinâmicas e tridimensionais, além de técnicas de inteligência artificial, fica evidente a proposta da Codevasf em manter a visão focada na aceleração do desenvolvimento regional através da modernização.
publicado: 29/06/2009 14h23, última modificação: 01/11/2022 14h11

Iniciada em 2 de setembro de 2008, a implantação da automação do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba em Minas Gerais, pela empresa Vector Engenharia LTDA., tem surpreendido pela inovação tecnológica e pela simplicidade na operação. Pretendendo ser um marco nesse tipo de projeto, com controle através de telas dinâmicas e tridimensionais, além de técnicas de inteligência artificial, fica evidente a proposta da Codevasf em manter a visão focada na aceleração do desenvolvimento regional através da modernização.

Nesse processo, um sistema de informação por atuadores e sensoreamento remoto está monitorando e atuando em toda a rede de irrigação, permitindo confiabilidade e aproveitamento máximo dos recursos. Além disso, câmeras de última geração estão permitindo, remotamente, a supervisão e vigilância de todo o Projeto Jaíba. A proposta é ampliar a produtividade, qualidade e segurança das vias de irrigação. Essa perspectiva de bom investimento, na vanguarda tecnológica, tem atraído o interesse de vários empresários, o que vem ampliando sensivelmente a área cultivada no projeto.

Segundo o engenheiro mecatrônico da Codevasf, Júlio César Vaz de Mello Carvalho, o projeto de automação do Jaíba vem surpreendendo a todos a cada nova etapa. Através de telas interativas, instaladas em um moderno Centro de Comando e Operação (COP), “operar o Jaíba parece brincadeira de criança”, conforme dizem os que tiveram a oportunidade de utilizar o sistema.

Além da simplicidade, já é possível obter informações técnicas como condições climáticas no projeto, vazões, estado de operação das bombas e comportas, níveis de canais, entre outras. Tudo em tempo real. Outro aspecto relevante diz respeito ao sistema de vigilância assistida, que auxilia na segurança e vem diminuindo o vandalismo. Em breve, todo o sistema de automação e vigilância assistida no Projeto poderá ser acompanhado pela web.