Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Sessão especial sobre revitalização do rio São Francisco
conteúdo

Notícias

Sessão especial sobre revitalização do rio São Francisco

Na última sexta-feira (06), o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, participou de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado sobre a revitalização do rio São Francisco.
publicado: 10/11/2009 14h25, última modificação: 01/11/2022 14h11

Na última sexta-feira (06), o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, participou de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado sobre a revitalização do rio São Francisco. Na oportunidade, os parlamentares estaduais e demais participantes puderam conhecer os projetos desenvolvidos pela Codevasf no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

“Somente em obras de esgotamento sanitário, a Codevasf está investindo em Alagoas cerca de R$ 168 milhões até 2010 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Esse investimento está transformando os rios que integram a bacia do São Francisco em Alagoas, levando mais saúde para população”, explicou o superintendente da Codevasf.

Ele ainda acrescentou que a Codevasf está atuando em mais três frentes de trabalho em Alagoas, dentro do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco: Programa Água para Todos, que está levando água tratada para localidades distantes até 15 km da calha do rio; ações de contenção de processos erosivos e gestão de resíduos sólidos.

A sessão especial foi realizada a partir de requerimento apresentado pelo vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Judson Cabral. “Sempre vizualizamos povoados a poucos metros do rio São Francisco sem abastecimento d’água e isso nos preocupa. Como parlamentares, queremos saber como anda a nossa revitalização para podermos levar ao conhecimento da sociedade o que está sendo feito para solucionar questões como essa”, afirmou.

O deputado estadual ainda acrescentou que pretende encaminhar as proposições retiradas da sessão ao Governo Federal como forma de contribuir com o avanço do programa de revitalização.

A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo, que ressaltou a importância do parlamento discutir a revitalização do São Francisco. “O rio São Francisco tem imenso papel na vida dos alagoanos. Daí a atuação dos parlamentares no acompanhamento desse programa”, defendeu.

Compuseram a mesa de debates, além do presidente do parlamento estadual, o superintendente regional da Codevasf Antônio Nélson de Azevedo, o presidente do CREA/AL, Aluízio Ferreira, o historiador Inácio Loyola, ex-prefeito do município ribeirinho de Piranhas, Marcos Santos, prefeito de Traipu, Gustavo Tenório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e o representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Carlos Roberto Santos.

Diversas instituições participaram dos debates sobre a revitalização do chamado “rio da integração nacional”, entre elas prefeituras dos municípios alagoanos que integram a bacia hidrográfica do São Francisco, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), organizações ambientalistas, associações de moradores, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado do Meio Ambeinte e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).