Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Seminário sobre agricultura irrigada continua hoje
conteúdo

Notícias

Seminário sobre agricultura irrigada continua hoje

Difundir as contribuições da agricultura irrigada para o desenvolvimento nacional é um dos objetivos do Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, que acontece até hoje(20), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro é fruto de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Câmara dos Deputados e o Instituto Americano de Cooperação para Agricultura (IICA), com apoio de algumas instituições, entre as quais a Codevasf.
publicado: 19/05/2009 10h04, última modificação: 01/11/2022 14h11

Difundir as contribuições da agricultura irrigada para o desenvolvimento do país é um dos objetivos do Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável, que acontece até hoje (20), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro é fruto de uma parceria entre o Ministério da Integração Nacional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Câmara dos Deputados e o Instituto Americano de Cooperação para Agricultura (IICA), com apoio de algumas instituições, entre as quais a Codevasf.

Na sessão solene de abertura, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, lançou o Fórum Permanente de Agricultura Irrigada, para articular e difundir conhecimentos na construção de soluções para o setor. Hoje (20), serão apresentados painéis sobre o potencial da agricultura irrigada, a sustentabilidade ambiental e os principais desafios dessa modalidade. As exposições ocorrem das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 20 horas.

Parlamentares e formuladores de políticas agrícolas e agroindustriais, representantes de instituições públicas das diversas esferas de governo, produtores e demais agentes envolvidos com a agricultura irrigada são o público-alvo do evento. Para outras informações, acesse: http://www.integracao.gov.br/infraestruturahidrica/eventos/irrigacao/

Saiba mais - No Brasil, estima-se que os solos aptos para a agricultura irrigada situam-se em torno de 30 milhões de hectares, dos quais 4 milhões estão em produção com técnicas e sistemas de irrigação. Isto significa que vários milhões de hectares são passíveis de produção com esta tecnologia. Mesmo representando pouco mais de 5% da área plantada do Brasil, cultivos irrigados produzem, aproximadamente, 16% do volume de alimentos e 35% do valor de produção (Fonte: site do Ministério da Integração Nacional).

Foto: Adalberto Marques / MI