Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Produção de alimentos orgânicos em debate
conteúdo

Notícias

Produção de alimentos orgânicos em debate

De 1º a 3 de abril, será realizado o I Seminário de Agricultura Orgânica do Vale do São Francisco, no auditório do SENAI, em Petrolina (PE). Ainda pouco explorada, a produção de alimentos orgânicos é uma opção para que agricultores e empresas tenham acesso a um mercado em contínua expansão e contribuam para a redução de problemas ambientais como a perda de fertilidade do solo e o uso excessivo de insumos sintéticos
publicado: 20/03/2009 11h43, última modificação: 01/11/2022 14h10

De 1º a 3 de abril, será realizado o I Seminário de Agricultura Orgânica do Vale do São Francisco, no auditório do Senai, em Petrolina (PE). Ainda pouco explorada, a produção de alimentos orgânicos é uma opção para que agricultores e empresas tenham acesso a um mercado em contínua expansão e contribuam para a redução de problemas ambientais como a perda de fertilidade do solo e o uso excessivo de insumos sintéticos.

O seminário faz parte das atividades do projeto “O uso sustentável da biodiversidade como diferencial na estratégia de internacionalização de micro e pequenas empresas”, financiado com recursos da União Européia para o desenvolvimento da fruticultura orgânica no Vale do São Francisco. O projeto também busca estimular a produção, também orgânica, de Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa, que tem uso crescente na indústria mundial de cosméticos e de alimentos, de acordo com o coordenador do evento, Carlos Gava, pesquisador da Embrapa Semiárido.

A atividade será promovida pela Embrapa Semiárido e pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias de Pernambuco (CIN/FIEPE), com o apoio da Codevasf, Sebrae, Univasf, Senai, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Programação - A programação técnica vai reunir produtores, pesquisadores e profissionais do Brasil e da Europa vinculados à cadeia produtiva de frutas e hortaliças orgânicas. Parte dela será destinada à apresentação de informações sobre manejo do solo, sistemas orgânicos de produção no Vale do São Francisco (cebola, manga, melão e banana) e controle de pragas e doenças. Outra parte irá debater questões como a certificação e a comercialização de produtos orgânicos.

As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas com a ficha em anexo, também disponível no site da Embrapa Semiárido. A taxa será de R$ 30, a ser paga por meio de depósito no Banco do Brasil (Conta Corrente: 60868-8 / Agência 0963-6). O comprovante de depósito e a ficha de inscrição deverão ser enviados à Embrapa Semiárido para o email saorvsf@cpatsa.embrapa.br ou fax (87)3861-4947, aos cuidados de Mariléa Rodrigues.

Mais informações estão disponíveis no site da Embrapa Semiárido (www.cpatsa.embrapa.br), no Escritório de Apoio da Embrapa, localizado no Centro de Convenções de Petrolina ou pelo telefone (87) 3861-4442.