Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Seminário aquícola em Juazeiro
conteúdo

Notícias

Seminário aquícola em Juazeiro

As ações desenvolvidas pela Codevasf na área de piscicultura, no norte da Bahia, foram apresentadas no I Seminário sobre as Potencialidades da Aquicultura no Vale do São Francisco. O evento, que teve início ontem (10), termina hoje, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro
publicado: 01/07/2022 15h15, última modificação: 01/11/2022 14h11

As ações desenvolvidas pela Codevasf na área de piscicultura, no norte da Bahia, foram apresentadas no I Seminário sobre as Potencialidades da Aquicultura no Vale do São Francisco. O evento, que teve início ontem (10), termina hoje, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. A promoção é do Núcleo de Apoio à Aquicultura e Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura da prefeitura do município. O objetivo do evento é dar um importante passo em direção ao desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura no município, criando mais uma alternativa econômica para pequenos produtores.

Com o tema “A Piscicultura Integrada à Irrigação”, o técnico da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, Ruy Filho, apresentou dados sobre um experimento realizado em 2007 no Perímetro Irrigado de Maniçoba, quando foi feita uma tentativa de criação de Tilápia em reservatórios escavados, que serviram como viveiros experimentais. Segundo Ruy, “os resultados animadores e exitosos nos levam a crer que é possível a criação de peixes em áreas irrigadas, criando assim mais um alternativa econômica e alimentar para os produtores”. Em sua palestra Ruy lembrou que a Codevasf, na década de 80, foi uma das primeiras instituições a desenvolver a reprodução induzida de peixes de Piracema, e encerrou sua apresentação fazendo um painel sobre o futuro da aquicultura na região.

A programação do seminário inclui discussões sobre criação de peixes em tanques-rede, sistemas de industrialização e comercialização de pescado e financiamento da atividade. No final do encontro haverá uma visita técnica a uma piscicultura instalada no perímetro Irrigado de Mandacaru, em Juazeiro.

Além da Codevasf, participam representantes de outras empresas, como Embrapa, Sebrae, Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Uneb, Bahia Pesca, Banco do Nordeste, empresas privadas ligadas ao setor aquícola no norte da Bahia, além de estudantes, pesquisadores e produtores.