Notícias
Revitalização em Minas
O diretor da Área de Revitalização das Bacias da Codevasf, Jonas Paulo, inicia processo para a revitalização do rio São Francisco em Minas Gerais. Para isso, uma série de contatos está sendo realizada com o governo do estado por meio da Secretaria de Planejamento. Além disso, está sendo discutida a produção de biodiesel com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas. "O objetivo é estreitar as relações com o governo e permitir que o mesmo trabalho que está sendo feito na Bahia aconteça em Minas", explicou Jonas.
Já foi delineado uma pré-proposta de projeto para ser executada em Minas Gerais que inclui o levantamento físico do trecho entre Pirapora e Carinhanha, com análise das águas e do solo; levantamento aéreo fotográfico da região; estudos de vazões; caracterização e qualificação do transporte sólido e cadastro de margens. A análise deverá ser feita no trecho no Estirão Pirapora – Manga, cerca de 460 quilômetros. "É importante realizar esses estudos com base nos empreendimentos da região, com vista aos corredores de exportação e os sistemas rodoviários e ferroviários", salientou.
A proposta é levar em consideração os centro de produção da região, de comercialização, localização desses centros e os fluxos para os portos de Tubarão (ES) e Ilhéus (BA). A idéia é viabilizar uma embarcação para o estado de Minas, a exemplo do Velho Théo na Bahia, que possa desenvolver um trabalho minucioso de levantamento das informações relacionadas aos pontos de estrangulamento no leito do rio.
Revitalização Belo Horizonte
O diretor Jonas Paulo anunciou também a liberação de recursos para os municípios de Nova Lima e Sete Lagoas, em Minas Gerais, para viabilizar a implantação de obras de saneamento básico. Convênios que serão assinados no mês de dezembro, na ordem de R$ 3 milhões de reais. "A revitalização chega a região metropolitana de Belo Horizonte, com o saneamento do Rio das Velhas, afluente do São Francisco, temos a garantia de qualidade de vida para a região", concluiu.