Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Preparativos para o Encontro Nacional de Desertificação
conteúdo

Notícias

Preparativos para o Encontro Nacional de Desertificação

Com o objetivo de iniciar o pacto entre os órgãos federais, estaduais e sociedade civil para reunir decisões comprometidas com a agenda da desertificação e do desenvolvimento sustentável em suas regiões, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou, na última sexta-feira (04), a primeira etapa de reuniões preparatórias do Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação
publicado: 07/12/2009 09h52, última modificação: 20/06/2018 17h05

Com o objetivo de iniciar o pacto entre os órgãos federais, estaduais e sociedade civil para reunir decisões comprometidas com a agenda da desertificação e do desenvolvimento sustentável em suas regiões, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou, na última sexta-feira (04), a primeira etapa de reuniões preparatórias do Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) em Recife /PE. A Codevasf foi representada por Marcelo Teixeira, chefe do Escritório de Representação de Recife.

A construção do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca de Pernambuco (PAE/PE) foi o destaque na reunião com a apresentação do modelo que será lançado na próxima quinta-feira (10), no município de Triunfo, Sertão pernambucano. O PAE/PE servirá de referência para outros estados no Nordeste suscetíveis à desertificação.

Na próxima semana o MMA realizará reuniões em Natal (8/12) e Salvador (11/12) para agregar os demais estados vulneráveis ao Processo climático: Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Bahia, Ceará e Minas Gerais. Essas reuniões são importantes para iniciar o processo de construção do pacto pelo desenvolvimento sustentável do Semiárido, que será firmado no Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação com previsão de ser realizado em março de 2010, nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Participaram do Encontro representantes da Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, Banco do Nordeste, Embrapa Semi-Árido, Dnocs, Sudene, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Ministério do Desenvolvimento Agrário, governo dos estados do Piauí, Alagoas e Sergipe, ASA - Articulação do Semi-Árido, Instituto Nacional do Semi-Árido - INSA, Instituto Chico Mendes, Programa Água Doce, GTZ – Cooperação Alemã, OCB - Organização das Cooperativas do Brasil, Associação dos Engenheiros Florestais, IICA entre outros.