Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto recebe embalagens de agrotóxicos no Norte da Bahia
conteúdo

Notícias

Projeto recebe embalagens de agrotóxicos no Norte da Bahia

O Projeto Campo Limpo, campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, será realizado entre os dias 11 de setembro a 6 de outubro, nos municípios de Juazeiro, Ponto Novo, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Sento Sé, localizados na região Norte da Bahia.
publicado: 10/09/2009 16h12, última modificação: 01/11/2022 14h11

O Projeto Campo Limpo, campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, será realizado entre os dias 11 de setembro a 6 de outubro, nos municípios de Juazeiro, Ponto Novo, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Sento Sé, localizados na região Norte da Bahia.

A campanha é realizada pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA); Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (Adab); Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA); Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e das Prefeituras dos municípios envolvidos.

“O público alvo de nossa campanha é o pequeno agricultor que, muitas vezes, não dispõe de meios para realizar a devolução”, explica a gerente da Acavasf, Dianara Cavalcanti, destacando que será entregue um recibo no ato da devolução para que o produtor comprove que cumpriu o que determina a Lei e apresente, sempre que solicitado, aos órgãos fiscalizadores.

“Através da Assistência Técnica e Extensão Rural que fornecemos aos produtores dos Perímetros Irrigados da Codevasf e do Sistema Itaparica, realizamos capacitações sobre os procedimentos adequados para a devolução dos recipientes e a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) ao trabalhar com agrotóxicos”, destaca a superintendente regional Ana Angélica Almeida Lima, da Codevasf em Juazeiro, reforçando que a destinação final correta das embalagens vazias de agrotóxicos é importante para a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente.

Ao esvaziar os recipientes dos agrotóxicos, os produtores devem fazer imediatamente a tríplice lavagem e providenciar a devolução. Rótulos, tampas e caixas de papelão que embalam os vasilhames de agrotóxicos também devem ser levados aos postos de coleta. As embalagens entregues pelos pequenos produtores nos postos itinerantes são levadas pela Acavasf para a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada no Núcleo 1, do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE).

Na Central de Recebimento as embalagens são classificadas e prensadas e depois encaminhadas a uma empresa de reciclagem ou para um incinerador, indicado pelo Inpev, que é responsável pela logística.

Fiscalização - Paralelamente à realização do Projeto Campo Limpo, a Adab vai realizar fiscalização nos locais onde foram realizados os recebimentos itinerantes com o objetivo de conferir se todos os recipientes de agrotóxicos vazios foram retirados do meio ambiente. A devolução das embalagens vazias é obrigação do agricultor prevista na Lei Federal Nº 9.974/00.

Para conferir as datas e os locais de recebimento das embalagens pelo Projeto Campo Limpo, clique aqui.