Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto de Piscicultura no Piauí é tema de monografia
conteúdo

Notícias

Projeto de Piscicultura no Piauí é tema de monografia

Nesta semana, em Fortaleza, foi defendida a monografia intitulada “A Importância da Organização e do Aperfeiçoamento Técnico Para o Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura do Município de Bocaina – PI ”, como trabalho de conclusão do Curso de Especialização de Formação de Agentes Gestores de Arranjos Produtivos Locais, promovido pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR e o CNPq.
publicado: 22/01/2010 17h28, última modificação: 01/11/2022 14h12

Nesta semana, em Fortaleza, foi defendida a monografia intitulada “A Importância da Organização e do Aperfeiçoamento Técnico Para o Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local da Piscicultura do Município de Bocaina – PI ”, como trabalho de conclusão do curso de Especialização de Formação de Agentes Gestores de Arranjos Produtivos Locais, promovido pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR e pelo CNPq.

O trabalho de autoria do engenheiro de pesca João Crescêncio Marinho, consultor técnico da Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural do Governo do Estado do Piauí, enfocou os gargalos e os avanços da piscicultura naquela área, ressaltando a participação da Codevasf nas diversas fases de consolidação do arranjo, sendo o principal indutor e fomentador da piscicultura no Piauí.

Em 2004, a Codevasf implantou juntamente com o SEBRAE/PI o projeto de piscicultura da Barragem de Bocaina/PI, beneficiando diretamente mais de 50 famílias da Cooperativa Aquícola Regional de Picos/PI, através do fornecimento de equipamentos, insumos e assistência técnica.

Com essa parceria, a região deu um salto no que tange à produção e ao fornecimento de pescado de alta qualidade. Em 2004, a produção anual era de 25 toneladas; em 2009, fechou com a produção anual de 335 toneladas, sendo atualmente uma referência de modelo na área de aquicultura para o Piauí.