Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Campo Limpo é discutido em Juazeiro (BA)
conteúdo

Notícias

Projeto Campo Limpo é discutido em Juazeiro (BA)

Projeto Campo Limpo é discutido na Codevasf, em Juazeiro (BA) A realização do Projeto Campo Limpo, que visa incentivar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos às centrais de recebimento, foi tema do encontro que aconteceu nesta quarta-feira (22), na Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA)
publicado: 22/07/2009 17h22, última modificação: 01/11/2022 14h11

A realização do Projeto Campo Limpo, que visa incentivar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos às centrais de recebimento, foi tema do encontro que aconteceu nesta quarta-feira (22), na Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA).

O objetivo foi planejar a realização de um seminário sobre o recebimento de embalagens de agrotóxicos, previsto para acontecer no próximo mês de agosto, direcionado a produtores e representações de órgãos públicos e entidades ligadas ao setor produtivo da agricultura. Também foi definida a programação do Projeto Campo Limpo nas cidades do Norte da Bahia: Juazeiro, Curaçá; Abaré; Senhor do Bonfim; Casa Nova; Sento Sé e Sobradinho, que começa no dia 10 de setembro e termina no dia 10 de outubro deste ano.

“A realização do seminário tem caráter de divulgação para continuarmos alertando as pessoas sobre a importância da devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e também sobre os perigos que a reutilização desses recipientes podem causar à saúde do agricultor, como também de toda a sociedade e ao meio ambiente de um modo geral”, explica o engenheiro agrônomo, João Santana Tosta, da Codevasf, em Juazeiro (BA).

Na ocasião, também ficou programado um calendário oficial para a realização do programa em 2009 e 2010. “Nosso intuito é impulsionar ainda mais as ações do Projeto Campo Limpo, na Bahia, para que o produtor armazene suas embalagens corretamente para serem entregues todo mês de setembro, quando será realizada a campanha de recebimento itinerante para a destinação final correta”, disse a gerente da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), Dianara Cavalcanti, acrescentando que o calendário foi criado para reduzir a quantidade de recipiente vazios no meio ambiente. “Independente do calendário oficial, os produtores podem procurar a central de recebimento em qualquer época do ano, para realizar entrega de embalagens”, reforça.

O encontro contou a participação da Codevasf; Acavasf; Sebrae; Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Distrito de Irrigação de Ponto Novo, localizado no município de Senhor do Bonfim; Prefeituras Municipais de Juazeiro, Casa Nova, Senhor do Bonfim; e da Plantec.

A devolução e a destinação final das embalagens vazias são importantes para a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente, além se ser uma obrigação prevista na Lei Federal Nº 7.802/89. Os agentes responsabilizados pela legislação são todos os envolvidos na cadeia produtiva agrícola, assim como os agricultores, os canais de distribuição, as indústrias fabricantes e o poder público.

Confira o calendário de recebimentos itinerantes:

Vale do São Francisco - Norte da Bahia

10/09/2009 – Perímetro Irrigado Pedra Branca (Localizado entre os municípios de Curaçá e Abaré);

15/09/2009 – Perímetro de Irrigação Curaçá (Juazeiro);

17/09/2009 – Perímetro de Irrigação Maniçoba (Juazeiro);

18/09/2009 – Perímetro de Irrigação Mandacaru (Juazeiro);

22/09/2009 – Município de Juazeiro e região do Salitre;

24/09/2009 – Perímetro de Irrigação Ponto Novo (Senhor do Bonfim);

29/09/2009 – Município de Casa Nova;

01/10/2009 – Município de Sento-Sé;

10/10/2009 – Município de Sobradinho.