Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Produção de orgânicos
conteúdo

Notícias

Produção de orgânicos

As Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (Orgânica) do Sub-Médio São Francisco foi o tema da reunião que aconteceu na superintendência regional da Codevasf, em Petrolina (PE).
publicado: 20/11/2006 11h16, última modificação: 01/11/2022 14h10

O encontro envolveu agricultores familiares do Perímetros de Irrigação do Sistema Itaparica, técnicos de instituições federais e Cooperação Internacional. Foram debatidas as perspectivas de convergência das ações da produção de orgânicos por agricultores familiares. A coordenadora do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Carla Arns, explicou que no Sub-Médio São Francisco, e ao longo da Bacia Hidrográfica, existem várias ações do governo nessa perspectiva e cada uma atuando, muitas vezes, de forma isolada.
“Além da atuação do governo federal, tem as cooperações internacionais que também tem dado apoio às várias organizações que estão presentes nessa região. Uma dessas iniciativas é o apoio ao fortalecimento da agricultura familiar e a produção da agricultura orgânica”, completou.  As cooperativas de produção orgânica que participaram da reunião foram COOPERVIDA, COOPERCUC, COOPERBRAN, COOPERAGRI, COOPERANÇA, COOPAR, Pólo Sindical (PE/BA), COOAFAM, COOAPRI e APROAC.
O quê os trouxe à reunião foi à vontade de estarem envolvidos no processo da agricultura familiar, da produção orgânica, no desenvolvimento do projeto de ver o crescimento das famílias e do trabalho sem o uso de agrotóxicos, contribuindo, assim, com a preservação do meio ambiente, disse a coordenadora da Cooperativa de Pedra Branca (COOPERBRAN) Josiane Santos. “Encontramos dificuldades para conseguirmos manter agricultura familiar orgânica, aqui na região, porque até o momento só tínhamos o apoio da Cooperação Alemã. Temos trabado com o Pólo Sindical, com o IRPAA, e hoje estamos vendo que a Codevasf, que está dentro dos Perímetros de Irrigação, abriu espaço para isso. As instituições estão se envolvendo nesse processo e isso gerou uma boa expectativa.  Estamos vendo que o nosso objetivo será alcançado que é produzir orgânicos nos Perímetros de Irrigação”, completou Josiane.  
O Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social – DED tem uma atuação baseada em demanda das organizações da região para apoiar os processos de produção, de desenvolvimento das organizações e de comercialização da agricultura familiar. O representante do Serviço Alemão Thomas Jaeschke exemplificou que uma crescente demanda vem surgindo para desenvolver processos de apoio à agricultura orgânica e agroecológica e agora, também, do comércio justo. “Entendemos que isso é uma possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares”, finalizou.
Além dos superintendentes regionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Petrolina (PE) e Juazeiro(BA), Reginaldo Paes e Alcides Modesto, respectivamente, estiveram  presentes os técnicos da Companhia e representantes: dos Ministérios da Integração, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário; da Cooperação Técnica Alemã através do DED, GTz, Fundação Konrad Adneur.