Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Ponte para o Pajeú
conteúdo

Notícias

Ponte para o Pajeú

A Codevasf viabiliza a construção da ponte sobre o rio Pajeú, um dos principais afluentes do rio São Francisco. A inaguração está marcada para o prazo de cinco meses.
publicado: 22/11/2006 11h57, última modificação: 01/11/2022 14h10


A Assinatura do convênio aconteceu, hoje, na Codevasf, em Brasília. Estavam presentes o prefeito do município de Afogados da Ingazeiro (PE), Totonho Valadares; o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias; o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), e o secretário executivo, da Área de Infra-Estrutura da Companhia, Guilherme Gonçalves . O convênio no valor de R$ 830 mil reais irá permitir a construção da ponte sobre o rio Pajeú, um dos mais importantes afluentes do rio São Francisco.

O deputado Gonzaga Patriota afirmou que a obra irá melhorar a vida da população. "Essa parceria é muito importante, pois a ponte ligará, de fato, 17 municípios. Ao longo de 500 anos, nunca houve iniciativas como essa, agora, o governo federal por meio da Codevasf está viabilizando o empreendimento". O prefeito Totonho explicou que a obra deverá ficar pronta no prazo de cinco meses. "Cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas diretamente", concluiu.

Rio Pajeú

O Rio Pajeú nasce no município pernambucano de Itapetim e é resultante de uma falha geológica. A vegetação é típica de caatinga, ora densa ora aberta. O Rio possui vários afluentes, sendo o mais famoso o Riacho do Navio, que atravessa a sede do município e foi citado em música de Luiz Gonzaga. Existe população residente próxima à área ribeirinha e projetos de irrigação.