Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Políticas públicas para a agricultura irrigada em debate
conteúdo

Notícias

Políticas públicas para a agricultura irrigada em debate

A 1ª Conferência sobre políticas públicas para a agricultura irrigada no Semiárido brasileiro foi realizada na quinta-feira (16), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), como parte da programação da 20ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2009. O evento foi aberto pelo prefeito do município de Juazeiro, Isaac Carvalho, e contou com a participação do diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado da Codevasf, Clementino Coelho, que na ocasião representou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o presidente da Companhia, Orlando Castro.
publicado: 17/07/2009 09h16, última modificação: 01/11/2022 14h11

A 1ª Conferência sobre políticas públicas para a agricultura irrigada no Semiárido brasileiro foi realizada na quinta-feira (16), no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), como parte da programação da 20ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2009. O evento foi aberto pelo prefeito do município de Juazeiro, Isaac Carvalho, e contou com a participação do diretor de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado da Codevasf, Clementino Coelho, que na ocasião representou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o presidente da Companhia, Orlando Castro.

“A Agricultura Irrigada no Semiárido - Os Perímetros Públicos e as Parcerias Público-Privadas (PPP) - Estágio Atual e Desafios” foi o tema apresentando por Clementino Coelho, da Codevasf, durante a Conferência. “A PPP é um novo instrumento para aprimorar uma modalidade de ocupação agrícola e isso não significa privatizar os grandes projetos de irrigação, porque o maior 'P' da parceria é o público e vai continuar sendo o público”, explicou o diretor, reforçando que a Codevasf não vai pegar o modelo de ocupação agrícola anterior e jogar fora, mas vai aprimorá-lo.

Clementino Coelho ressaltou ainda que o Brasil é hoje a maior potência agrícola do mundo e que a robustez do governo Lula está no campo, na agricultura. “Foi o agronegócio que gerou U$ 200 milhões de superávit este ano e isso que protegeu o país das intempéries internacionais. Esse modelo de PPP é a favor do agronegócio e precisa do empresário como parceiro e mantém a obrigatoriedade da inserção do pequeno produtor”, acrescentou.

A Conferência contou também com as apresentações relacionadas à agricultura irrigada dos ministros dos Transportes e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Alfredo Pereira do Nascimento e Daniel Vargas, respectivamente; representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento Agrário; Meio Ambiente; Fazenda e Economia e do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias.

“O que faz o governo do Piauí a se interessar por um evento como esse é que estamos tentando consolidar uma atividade nova que é a produção irrigada nos perímetros de irrigação implantados pela Codevasf, que não era da nossa cultura, e mostrar que estamos trabalhando com a fruticultura irrigada no modelo semelhante ao desenvolvido aqui na região de Petrolina e Juazeiro”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias.

Palestras - Os temas abordados durante a Conferência foram: Políticas públicas para a agricultura irrigada; A importância da agricultura familiar no contexto dos perímetros públicos; A sustentabilidade ambiental versus A agricultura irrigada do Semiárido; A busca da harmonia entre produção econômica e ambiente; Novos desenhos econômicos para o desenvolvimento rural do Nordeste Semiárido; Políticas de crédito rural para agricultura irrigada do Semiárido, especificidades e competências executivas: Entendendo as diferenças e A infraestrutura necessária para o desenvolvimento rural do Nordeste Semiárido brasileiro.