Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Pioneirismo no cultivo da uva em Orocó (PE)
conteúdo

Notícias

Pioneirismo no cultivo da uva em Orocó (PE)

A região Semiárida é hoje a maior exportadora brasileira de uvas de mesa. Grande concentração dos plantios está localizada em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), polo agrícola do Vale do São Francisco. No Perímetro Irrigado Brígida, localizado no município de Orocó (PE), que fica a 624 Km de Recife e a 145 Km de Petrolina, o técnico agrícola Ítalo Isaías Campos, filho de produtor reassentado, encarou o desafio e resolveu testar a cultura da uva na propriedade. Ele toca o lote nos moldes da agricultura familiar, dividindo o trabalho na propriedade com o pai e o irmão, que também realizam todas as atividades, desde a preparação da terra, cultivo e colheita até a comercialização.
publicado: 18/08/2009 16h08, última modificação: 01/11/2022 14h11

A região Semiárida é hoje a maior exportadora brasileira de uvas de mesa. Grande concentração dos plantios está localizada em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), polo agrícola do Vale do São Francisco. No Perímetro Irrigado Brígida, localizado no município de Orocó (PE), que fica a 624 Km de Recife e a 145 Km de Petrolina, o técnico agrícola Ítalo Isaías Campos, filho de produtor reassentado, encarou o desafio e resolveu testar a cultura da uva na propriedade. Ele toca o lote nos moldes da agricultura familiar, dividindo o trabalho na propriedade com o pai e o irmão, que também realizam todas as atividades, desde a preparação da terra, cultivo e colheita até a comercialização.

Com o assessoramento técnico da Codevasf, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Ítalo Isaías Campos plantou cerca de 500 mudas de uvas das variedades Itália Melhorada e Benitaka Brasil em uma área de meio hectare. “Consideramos este experimento bem sucedido, tendo em vista o pioneirismo da cultura no Perímetro Irrigado Brígida”, disse o engenheiro agrônomo Osnan Ferreira, da Codevasf em Petrolina, destacando que é importante fortalecer os produtores familiares, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Esta é a primeira safra deste plantio de uva. A previsão da colheita é para o próximo mês de setembro. “Constatamos que a videira é bastante adaptada às condições do Perímetro Irrigado Brígida e uma grande vantagem é que o solo é bem drenado, indispensável para evitar encharcamento da área”, disse o engenheiro agrônomo Robson Mororó, da Ater.

Apesar da cultura da uva ter se expandido bastante no Vale do São Francisco, Ítalo resolveu diversificar os cultivos da propriedade, mesmo sendo o pioneiro do Perímetro Irrigado Brígida. No lote agrícola, a família Campos possui, além da uva, banana, goiaba e cultivos anuais, como o milho Caatingueiro, destinado à produção de sementes. “A diversificação é também um dos pontos positivos para a agricultura familiar”, acrescentou Ítalo.

O técnico agrícola Ítalo admite que tocar o plantio de uva foi bastante difícil, tanto por parte da produção e principalmente por se tratar de um cultivo de elevado custo. “Não pudemos implantar uma área grande de uma só vez e resolvemos começar aos poucos. Estamos esperançosos com a colheita, pois os cachos se desenvolveram bem e o clima ajudou bastante, o que nos possibilitou fazer um controle fitossanitário (procedimento praticado para combater organismos vivos que possam ser de alguma forma nocivos ao meio ambiente) que a videira necessita com um custo mais baixo”, finalizou o técnico agrícola.