Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Petrolândia deve produzir mais mel em 2009
conteúdo

Notícias

Petrolândia deve produzir mais mel em 2009

Neste ano, a produção de mel em Petrolândia, município do sertão de Itaparica em Pernambuco, deve superar a quantidade registrada em 2008
publicado: 22/07/2009 10h12, última modificação: 01/11/2022 14h11

Neste ano, a produção de mel em Petrolândia, município do sertão de Itaparica em Pernambuco, deve superar a quantidade registrada em 2008. Essa é a expectativa dos apicultores locais por conta da crescente floração incentivada pelas chuvas que caíram na região ao redor do Lago de Itaparica nos primeiros meses de 2009. As abelhas encontram o néctar em abundância, principal elemento para fabricar o mel, nas flores das plantas.

Segundo a Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Petrolândia (AMAP), no primeiro semestre deste ano, a quantidade comercializada já ultrapassou as 50 toneladas de mel, o que representa uma quantidade próxima à produção vendida durante todo o ano anterior. “Agora a floração está maior e nós esperamos superar a marca das 62 toneladas de mel que comercializamos em 2008”, aposta o apicultor Manoel Eloi Viana, seu Bezinho, que também é presidente da AMAP, entidade formada por cerca de 40 associados.

O mel produzido em Petrolândia através da AMAP é vendido principalmente para o Rio Grande do Norte. Para efetuar essa operação comercial, relata seu Bezinho, os apicultores de Petrolândia contam com a parceria da Associação de Apicultores de Ibimirim. Lá eles têm uma casa de mel que funciona com o número do Serviço de Inspeção Federal (SIF), conta o presidente da AMAP referindo-se ao selo emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que autoriza a comercialização dos produtos de origem animal.

Durante o ano, são realizadas em média sete colheitas de mel em Petrolândia, hoje com aproximadamente 80 apicultores. Dentro do Perímetro de Irrigação Apolônio Sales (PASA), empreendimento do Sistema Itaparica, a Codevasf construiu uma unidade de beneficiamento de mel para atender aos apicultores do PASA que antes extraíam o mel de forma rudimentar. A extração do mel era feita num lugar inadequado. Isso melhorou muito com a construção da Casa de Mel na área industrial do Perímetro, reconhece seu Bezinho.