Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Pesquisadores da Embrapa visitam Cirpa/Ceraqua
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da Embrapa visitam Cirpa/Ceraqua

Pesquisadores de diversas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participaram, nesta quarta-feira (23), no Centro de Referência em Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas (Cirpa/Ceraqua) da Codevasf, do encerramento do workshop de Manejo e Gestão Ambiental na Aquicultura, promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. A Empresa é um dos parceiros na gestão integrada do centro tecnológico da Codevasf.
publicado: 24/09/2009 15h17, última modificação: 01/11/2022 14h11

Pesquisadores de diversas unidades da Embrapa participaram, nesta quarta-feira (23), no Centro de Referência em Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas (Cirpa/Ceraqua) da Codevasf, do encerramento do workshop de Manejo e Gestão Ambiental na Aquicultura, promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. A Empresa é um dos parceiros na gestão integrada do centro tecnológico da Codevasf.

O workshop teve início na terça-feira (22), na unidade Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada em Aracaju (SE). Ontem (23), houve apresentações de projetos de pesquisa executados no centro e visita técnica às instalações e laboratórios. O evento reuniu pesquisadores das unidades Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá/MS).

A primeira apresentação foi realizada pelo engenheiro de pesca da Codevasf Eduardo Motta, que coordena a implantação do Cirpa/Ceraqua na Estação de Piscicultura de Itiúba (EPI), em Porto Real do Colégio (AL). Ele expôs o projeto de implantação do centro tecnológico e os investimentos que estão sendo feitos pela Codevasf e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para torná-lo uma referência nacional em aquicultura e recursos pesqueiros.

Em seguida, o engenheiro de pesca da Codevasf Álvaro Albuquerque e o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Carlos Alberto da Silva apresentaram o andamento da pesquisa que compara o redimento do filé da tilápia gift com outras duas linhagens da mesma espécie.

De acordo com Albuquerque, a linhagem gift teve seu melhoramento genético realizado na Malásia e foi introduzida no Brasil em 2005 por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para disseminá-la na região Nordeste, a UEM fez uma parceria com a Embrapa. No entanto, como a Empresa não possuía área para estruturar uma unidade satélite de produção, fez uma parceria com a Codevasf para a manutenção do melhoramento genético.

“Hoje possuímos três grupos de famílias geneticamente diferenciadas. Ao recebermos esses planteis, assumimos um compromisso com a Universidade Estadual de Maringá de mantermos sua pureza, não realizando mistura com outras linhagens”, explicou Álvaro Albuquerque.

Para o pesquisador Carlos Alberto da Silva, os resultados da pesquisa em andamento serão atingidos em dezembro deste ano, quando for realizado o estudo de rendimento da carcaça (filetagem), que será o grande diferencial da avaliação do desempenho dessas linhagens de tilápia.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, demonstrou a satisfação com os resultados da parceira entre a Companhia e a Embrapa. “Com essa parceria, quem ganha é o cidadão, que terá serviços públicos de qualidade. O Cirpa/Ceraqua é uma prova disso. Projetado para aprimorar a aquicultura no Baixo São Francisco, o centro tecnológico já arrecada resultados com a transferência de conhecimento para pisicultores da região”, afirmou.