Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Miniestações de tratamento de água serão inauguradas no Jaíba
conteúdo

Notícias

Miniestações de tratamento de água serão inauguradas no Jaíba

A Codevasf irá inaugurar, nesta sexta-feira (06), 236 miniestações de tratamento e distribuição de água, construídas no Perímetro de Irrigação Jaíba para abastecimento de água potável destinado a atender aos pequenos produtores rurais assentados nas glebas A, A-3, A-4,B, C-3 e F da etapa I. O diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Raimundo Deusdará Filho, já confirmou presença na solenidade que terá início às 14 horas, na gleba C-3 do Perímetro Jaíba.
publicado: 05/11/2009 17h17, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Codevasf irá inaugurar, nesta sexta-feira (06), 236 miniestações de tratamento e distribuição de água, construídas no Perímetro de Irrigação Jaíba para abastecimento de água potável destinado a atender aos pequenos produtores rurais assentados nas glebas A, A-3, A-4,B, C-3 e F da etapa I. O diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Raimundo Deusdará Filho, já confirmou presença na solenidade que terá início às 14 horas, na gleba C-3 do Perímetro.

Segundo o superintendente regional em Minas Gerais, Anderson Chaves, a construção das miniestações, em parceira com o Governo de Minas Gerais, atende a uma das várias medidas mitigadoras da área ambiental do Perímetro Jaíba e às determinações do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, em dotar todos os perímetros irrigados implantados pela Companhia da estrutura necessária para oferecer melhores condições de saúde e bem-estar aos produtores, principalmente os pequenos irrigantes.

Com a conclusão desse trabalho, que foi iniciado em 2005 e teve investimentos do Governo Federal de mais de 5 milhões de reais, será finalizada também a implantação do sistema de abastecimento de água potável para beneficiar todas as famílias de pequenos produtores do Jaíba. Cada unidade dessas miniestações de tratamento e distribuição de água atenderá a oito lotes, com capacidade de produção de 720 litros de água tratada por hora.

Ainda segundo Anderson Chaves, as miniestações atenderão a 1.828 famílias de pequenos produtores e uma escola pública municipal com 180 crianças. Ao todo, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas por essa ação da Codevasf, sanando um grave problema ambiental existente no Jaíba, que é o consumo de água não tratada, vinda diretamente do canal de irrigação. O abastecimento de água tratada, conforme explica o superintendente regional, será um importante fator de diminuição no alto índice de doenças como: diarréia,vômitos, verminoses e de pele.