Notícias
Obras em Santana do Ipanema, Alagoas
As obras de esgotamento sanitário em execução em Santana do Ipanema (AL) realizadas pela Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas foram apresentadas à população local no estande da Empresa montado durante evento de encerramento das atividades do programa Projovem Trabalhador no município. A iniciativa faz parte das ações de educação socioambiental da Codevasf em Alagoas, que pretendem orientar a população acerca da implantação do sistema de esgotamento sanitário dentro do Programa de Revitalização do Rio São Francisco.
O estande da Codevasf no evento realizou projeção multimídia para esclarecer a população sobre as obras. Também foram distribuídas publicações contendo informações sobre o sistema de esgotamento sanitário em implantação. Para tirar dúvidas dos visitantes, uma equipe de profissionais da Codevasf e das empresas contratadas para fiscalização da obra faziam o atendimento aos interessados.
No estande, que também foi compartilhado com a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema, houve a exposição de trabalhos científicos na área de saúde pública desenvolvidos pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e relacionados à inexistência de tratamento de esgoto.
A participação da Codevasf no evento ocorreu a partir de convite da coordenação do Projovem Trabalhador em Santana do Ipanema à coordenadora das ações de educação socioambiental das obras de esgotamento sanitário da companhia e economista doméstica Solange Marcelino. “Entendemos que é fundamental que possamos estar presentes em eventos como esse, que reúnem uma importante parcela da sociedade local, nesse caso dos jovens trabalhadores, para levar orientações sobre o andamento das obras e tirar dúvidas sobre problemas localizados que podem ser superados pelo diálogo e pelo acesso a informações corretas”, esclareceu durante o evento.
Em 2010, as ações socioambientais nas obras de esgotamento sanitário da Codevasf devem ser intensificadas, é o que afirma o superintendente regional da companhia em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo. “A Codevasf vem apostando no diálogo com as comunidades para orientar e prevenir transtornos. Qualquer obra traz algum desconforto. Daí a importância das ações de educação socioambiental, que explicam os passos das obras, tiram dúvidas da população, promovem encontro na busca por soluções compartilhadas”, afirmou.