Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Mês da mulher é marcado por comemorações na Bahia
conteúdo

Notícias

Mês da mulher é marcado por comemorações na Bahia

O mês de março é marcado por lutas femininas pela igualdade dos direitos e por discussões sobre o papel da mulher na sociedade. Dentro da temática do Dia Internacional da Mulher, a Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), por meio do Escritório de Paulo Afonso (BA), está promovendo uma série de palestras e atividades educativas nos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, na Bahia, que relembrem as conquistas a partir da luta contra a discriminação, a submissão e a exploração da mulher no trabalho e na sociedade
publicado: 20/03/2009 10h38, última modificação: 01/11/2022 14h10

O mês de março é marcado por lutas femininas pela igualdade dos direitos e por discussões sobre o papel da mulher na sociedade. Dentro da temática do Dia Internacional da Mulher, a Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), por meio do Escritório de Paulo Afonso (BA), está promovendo uma série de palestras e atividades educativas nos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, na Bahia, que relembrem as conquistas a partir da luta contra a discriminação, a submissão e a exploração da mulher no trabalho e na sociedade.

Hoje (20), a programação será realizada a partir das 14h, no Centro Administrativo do Perímetro Irrigado de Rodelas (BA). O evento contará com a participação da delegada titular da Delegacia da Mulher do município de Paulo Afonso (BA), Mirela Matos, que vai ministrar palestra sobre a Lei Maria da Penha. A delegada também prestou esclarecimentos sobre a lei no evento realizado ontem (19) à tarde, no Centro Administrativo do Perímetro Irrigado situado em Glória (BA).

Pedra Branca – No Perímetro Irrigado Pedra Branca, situado entre os municípios de Curaçá e Abaré, na Bahia, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado há uma semana, no Centro Administrativo, e contou com a participação de mais de 400 mulheres. A programação incluiu palestras sobre saúde e direitos da mulher e contou ainda com a animação de grupos musicais formados por integrantes da comunidade.

A atividade foi promovida pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf e pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a comissão organizadora composta por mulheres do Perímetro; as empresas Projetec e Refran, contratadas pelo convênio Chesf/Codevasf para prestar assistência técnica e extensão rural aos produtores e realizar a operação e manutenção do Perímetro, respectivamente; sindicatos dos trabalhadores rurais de Curaçá e Abaré; organizações de produtores e empresários locais

“A Codevasf promove esta comemoração por entender que os temas debatidos aqui repercutem positivamente na vida dessas mulheres. Temos uma adesão muito boa da comunidade e, por isso, o Dia Internacional da Mulher já se tornou tradicional dentro do Perímetro, fazendo parte do calendário festivo de Pedra Branca”, explicou a chefe do Escritório da Codevasf, em Paulo Afonso (BA), Maria Selma Ferreira.

Para a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, Uelma Dircy do Nascimento, a realização do evento fortalece a mulher porque traz muitas informações importantes e dá coragem àquelas que ainda estão reprimidas. “As mulheres têm sido muito resistentes, principalmente dentro das organizações sociais, e crescido nos espaços políticos, se mobilizado mais para poderem levar ao governo federal suas reivindicações relacionadas à saúde, segurança e assistência à mulher”, ressaltou.