Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Jovens aprendem sobre manutenção de sistema de irrigação
conteúdo

Notícias

Jovens aprendem sobre manutenção de sistema de irrigação

Uma capacitação sobre manutenção de sistema de irrigação do lote agrícola foi realizada na última quinta-feira (27), no Perímetro Irrigado Apolônio Sales (Pasa), localizado no município de Petrolândia (PE), para possibilitar a qualificação profissional de jovens.
publicado: 01/09/2009 14h20, última modificação: 01/11/2022 14h11

Uma capacitação sobre manutenção de sistema de irrigação do lote agrícola foi realizada na última quinta-feira (27), no Perímetro Irrigado Apolônio Sales (Pasa), localizado no município de Petrolândia (PE), para possibilitar a qualificação profissional de jovens.

A atividade educativa, que visa à melhoria da eficiência de irrigação dos lotes agrícolas, é uma ação do Comitê de Transferência de Gestão (CTG) do Perímetro. Os participantes puderam visualizar, por meio de uma maquete, como o excesso de água encharca o solo e enche os drenos. Depois foi verificado em um lote o que na prática ocorre quando a irrigação é feita de forma inadequada seja em razão de equipamentos danificados ou pelo fato de irrigar mais do que a planta necessita. Para evitar esse tipo de desperdício, a programação do curso também incluiu a manutenção e reposição de peças do sistema de irrigação.

“A estratégia de inserir também o público jovem nas capacitações se deu pelo fato de eles serem os principais atores que dão continuidade às atividades do Perímetro, pois os reassentados já estão passando para os filhos a condição de desenvolver algumas ações no campo”, explica a assistente social Gilca Dias Santana, da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), reforçando que essa qualificação pode também significar um incremento na renda no sentido de o jovem se tornar apto a fazer manutenções em outros lotes agrícolas do Perímetro.

“Essa temática é muito importante para nós, porque os vazamentos acarretam muitos problemas para a propriedade, o solo, as culturas por esses motivos. Temos que nos organizar para resolver este grande problema que está presente em nosso cotidiano e que degrada o meio ambiente”, disse a agricultora Ângela Maioni Araújo, do Pasa.

Capacitação - O desperdício de água provoca perdas e degradações ao meio ambiente. “O manejo de irrigação adequado é importante para a conservação do solo e para evitar os altos custos com operação e manutenção, problemas de drenagem, solo encharcado salinização e descartes de lotes”, disse o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Francisco Flávio Ferreira.

Ainda de acordo com o coordenador, a Ater recomenda aos produtores que sigam um turno de regra, que determina o tempo e o volume adequado para irrigação, de acordo com a cultura. “Para fortalecer as orientações, estamos realizando o trabalho de conscientização com os reassentados e os filhos que também trabalham no lote, visando ao uso adequado e racional da água de irrigação”, finalizou.

CTG - Formado para conduzir o processo de gestão da água de irrigação do Pasa, item previsto no atual convênio entre a Chesf e a Codevasf que vigora até 2012, o Comitê de Transferência de Gestão (CTG) é constituído pela Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE); Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Apolônio Sales (Dipas), que representa os produtores reassentados, e empresas que realizam os serviços de Operação e Manutenção (O&M) e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).