Notícias
Jaíba Show
O evento foi organizado em parceria com a Superintendência Regional da Codevasf, de Montes Claros, e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig-MG). O evento reuniu mais de 700 pessoas, entre empresários do agronegócio, pequenos e médios produtores do projeto, técnicos e agentes financeiros. Durante todo o dia houve várias palestras, especialmente, sobre novas culturas que estão sendo implantadas no Jaíba, como o café e o maracujá. Os produtores puderam também, durante o evento, renegociar suas dívidas com os bancos presentes.
Para o engenheiro agrônomo Paulo Roberto de Carvalho, responsável pela unidade da Codevasf, no Projeto Jaíba, o evento, além de promover a interação entre produtores, compradores e órgãos públicos, também, serviu para que os grandes investidores que estão chegando agora ao Projeto, a exemplo da Ibá-Agroindustrial, com investimentos previstos de R$ 5 milhões de reais na produção de café, além da Pomar Brasil que investirá 50 milhões de reais na fruticultura, especialmente, no plantio de maracujá, apresentassem seus planos de trabalho.
A chegada desses investidores já começa a gerar bons frutos, pois o trabalho de parceria proposto por essas empresas está sendo bem aceito pelos pequenos produtores. Um dos bons exemplos é a proposta da processadora de frutas Pomar Brasil, que irá produzir num prazo médio de quatro anos, cerca de 700 hectares de maracujá em parceria com os pequenos produtores.
A Codevasf de Montes Claros montou, nessa primeira edição do Jaíba-Show, um estande da Empresa, apresentando as suas ações de desenvolvimento ao longo dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, com maior ênfase para as atividades desenvolvidas no Projeto Jaíba.