Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste
conteúdo

Notícias

IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

Com patrocínio do Ministério da Integração Nacional - MI/Codevasf, acontece em Salvador (BA) o IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, no período de 25 a 28 de novembro, no Bahia Othon Palace.
publicado: 26/11/2008 10h15, última modificação: 01/11/2022 14h10

Com patrocínio do Ministério da Integração Nacional - MI/Codevasf, acontece em Salvador (BA) o IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, no período de 25 a 28 de novembro, no Bahia Othon Palace. O tema central é "Articulação das Políticas Públicas e Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos". O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto de Gestão das Águas e Climas - Ingá, contando com diversos parceiros.

A solenidade de abertura contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; do presidente da Codevasf, Orlando Castro; do diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes Neto, entre outras autoridades. Em seu pronunciamento, o ministro falou da importância do simpósio. "O evento é importante não apenas para o Nordeste, mas para todo o país. A questão da água será o grande tema do século. É preciso compatibilizar crescimento econômico e preservação ambiental. Tenho certeza de que o Ministério, juntamente com a Codevasf, trará sua experiência na tecnologia na área de infra-estrutura hídrica para contribuir na gestão dos recursos hídricos no país, preservando esse bem maior da humanidade que é água", ressaltou Geddel.

Paralela ao Simpósio foi montada uma exposição técnica, destinada às empresas, instituições de pesquisas, órgãos de governo e aos demais interessados em expor seus produtos e serviços na área hídrica. O MI é um dos expositores. Além de divulgar seus vários projetos, em especial o Projeto São Francisco, o Ministério abriu espaço para divulgar, no mesmo estande, as ações da Codevasf e do Dnocs, empresas vinculadas à Integração Nacional. Os destaques da Codevasf foram o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na área de saneamento básico, e os projetos de irrigação em fase de implantação divulgados em forma de vídeo e material impresso.

21 ANOS DEPOIS

A cidade de Salvador foi escolhida para sediar o evento em reverência à maioridade de um dos primeiros documentos formais sobre a necessidade de revisão da legislação brasileira sobre Recursos Hídricos, a Carta de Salvador, elaborado em 1987, no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos da ABRH. Essa Carta ressalta os princípios de usos múltiplos, de descentralização e participação da sociedade na gestão de recursos hídricos e a criação de um sistema de
informações, abrindo espaço para as discussões sobre o tema, contribuindo para a elaboração da Lei 9433/97.

O Governo do Estado da Bahia, representado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apóia a realização do evento, por entender que o tema é de grande importância para o Estado, para a região Nordeste, bem como para o Brasil.