Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Instalação de indústria de papel vai gerar empregos no PI
conteúdo

Notícias

Instalação de indústria de papel vai gerar empregos no PI

Em reunião técnica realizada na última quinta-feira (27), em Teresina, o presidente da Suzano Papel e Celulose S.A., Antônio Maciel Neto, falou sobre a estimativa de geração de empregos a partir da implantação de uma base industrial no Piauí. Estiveram no encontro governador Wellington Dias, o superintendente regional Codevasf no Piauí Guilherme Almeida, empresários e investidores.
publicado: 02/09/2009 14h15, última modificação: 01/11/2022 14h11

Em reunião técnica realizada na última quinta-feira (27), em Teresina, o presidente da Suzano Papel e Celulose S.A., Antônio Maciel Neto, falou sobre a estimativa de geração de empregos a partir da implantação de uma base industrial no Piauí. Estiveram no encontro o governador Wellington Dias, o superintendente regional Codevasf no Piauí Guilherme Almeida, empresários e investidores.

Com previsão de inauguração para 2014 e um volume de investimentos que chegam a US$ 1,9 bilhão, a expectativa da Suzano é que sejam oferecidos em torno de 15 mil empregos diretos e indiretos. Durante a etapa de construção da fábrica, estima-se que sejam criados cerca de 7 mil empregos diretos. Já no manejo das florestas no sentido de prover a indústria de matéria-prima a previsão é de que sejam empregadas outras 2 mil pessoas. Ao entrar em funcionamento, a produção anual será de 1,3 milhão de toneladas de celulose.

O presidente da Suzano lembrou que a indústria de celulose não é sazonal. “Ela funciona o ano inteiro, inclusive aos sábados, domingos e feriados”, afirmou. Outro dado que reforça a expectativa por um incremento nos índices socioeconômicos a partir da instalação da Suzano no Piauí é a política da empresa de dar preferência às compras locais, conforme salientou Maciel Neto. “Isso funciona como forma de ativar fortemente a economia da região onde se instala”, destacou. Ainda de acordo com o presidente da empresa, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões onde a fábrica se instala costuma crescer cerca de 50%.

A decisão da Suzano Papel e Celulose de fixar-se no Piauí é resultante do Programa de Desenvolvimento Florestal do Vale do Parnaíba, desenvolvido pela Codevasf e pelo Governo do Estado do Piauí. O objetivo é implantar ações para o desenvolvimento do setor florestal na bacia do Parnaíba dentro da perspectiva de utilização sustentável de recursos florestais para a geração de emprego e renda. Tais iniciativas estão inseridas no Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (PLANAP), dentro da linha de ação de atração de “Empresas Âncora”.