Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Inaugurado Memorial da APA da Marituba do Peixe, em Alagoas
conteúdo

Notícias

Inaugurado Memorial da APA da Marituba do Peixe, em Alagoas

Conhecida como “Pantanal Alagoano”, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe recebeu, nesta sexta-feira (23), um memorial construído pela Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas e inaugurado com a presença do superintendente Antônio Nélson de Azevedo e do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho. O memorial servirá como centro de referência da APA com informações sobre fauna, flora, ocupação humana e ações de preservação ambiental desenvolvidas na área.
publicado: 28/10/2009 10h59, última modificação: 01/11/2022 14h11

Conhecida como “Pantanal Alagoano”, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe recebeu, nesta sexta-feira (23), um memorial construído pela Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas e inaugurado com a presença do superintendente Antônio Nélson de Azevedo e do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho. O memorial servirá como centro de referência da APA com informações sobre fauna, flora, ocupação humana e ações de preservação ambiental desenvolvidas na área.

“Daqui para frente, todas as decisões sobre a defesa deste rico patrimônio natural terão este memorial como centro. Daqui sairão as ações do conselho gestor da APA para o desenvolvimento sustentável da região”, declarou o superintendente regional da Codevasf. Ele também lembrou o papel exercido pela Marituba do Peixe no equilíbrio ecológico da bacia hidrográfica do rio São Francisco ao afirmar que a APA é um dos maiores berçários de espécies nativas do chamado rio da integração nacional.

Antônio Nélson de Azevedo ainda agradeceu o empenho do governador Teotônio Vilela Filho e dos prefeitos dos municípios de Penedo, Alexandre Toledo, de Feliz Deserto, Maykon Beltrão, e de Piaçabuçu, Dalmo Santana Júnior, no trabalho de preservação ambiental da APA da Marituba do Peixe. Outro destaque apontado por ele foi a ação conjunta da iniciativa privada, em especial das usinas Coruripe, Marituba e Paisa, que também integram o conselho gestor da APA.

O superintendente da Codevasf em Alagoas ainda anunciou que serão investidos mais R$ 2 milhões em ações ambientais na APA da Marituba do Peixe a partir da assinatura de um convênio entre a Codevasf e o Governo do Estado.

O governador Teotônio Vilela Filho ressaltou a articulação entre os governos federal, estadual e municipais para concretizar o trabalho de preservação ambiental em Alagoas. “Estamos todos os entes federados num movimento sincronizado. Hoje temos em Alagoas uma Codevasf bem articulada, tanto com os municípios, quanto com o Governo Federal e com o governador do Estado e seus secretários, o que permite ações enérgicas para a revitalização do rio São Francisco”, declarou ao parabenizar a atuação da Companhia. Ele ainda citou as obras de esgotamento sanitário e o Programa Água para Todos como exemplos da forte atuação da Codevasf em Alagoas.

Após a inauguração do Memorial da APA pelo superintendente da Codevasf e pelo governador do Estado, eles visitaram as instalações do prédio e participaram de um peixamento que devolveu à várzea da Marituba do Peixe de cerca de 200 mil alevinos de espécies nativas do Velho Chico.

Durante a cerimônia de inauguração, foi assinado um protocolo entre Codevasf, Governo do Estado e demais parceiros do conselho gestor da APA que definirá a responsabilidade de cada um com a administração da área de proteção ambiental, a exemplo do repasse de material de expediente, pagamento do fornecimento de energia elétrica, água, luz, telefone e internet, limpeza, vigilância, entre outros.

Participaram da cerimônia de inaguração do memorial aproximadamente 300 pessoas, entre ambientalistas, moradores dos 12 povoados existentes na área, técnicos da Codevasf e do Governo do Estado, estudantes e professores, entre outros. Entre as autoridades presentes também estiveram os deputados federais alagoanos Givaldo Carimbão e Joaquim Beltrão, a prefeita de Santana do Ipanema Renilde Bulhões, que representou a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), vereadores, secretários de estado e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Nas instalações do memorial, estão expostos artesanatos produzidos por artesãs residentes na APA que confeccionam peças com palha de ourircuri e de taboa encontradas na própria região. Além disso, também é possível conhecer no memorial amostras de espécies nativas de peixes como a matrinchã, piaba dura, piau, que representam a ictiologia da APA. No local, foi instalado também um mapa feito por satélite, no qual são informadas as localizações de municípios e povoados, rodovias pavimentadas e não-pavimentadas e curso de rios que cortam a área de proteção ambiental.

O memorial possui ainda instalações com sala de atendimento, dormitórios, cozinha e banheiros para o funcionamento do Batalhão Ambiental, que fará o policiamento ostensivo na região contra crimes ambientais.