Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Inaugurado Centro de Tecnologia Apícola do Piauí
conteúdo

Notícias

Inaugurado Centro de Tecnologia Apícola do Piauí

Foi inaugurado, na última sexta-feira (02), o Centro de Tecnologia Apícola do Piauí - CENTAPI. O empreendimento foi implantado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, em parceria com o Governo do Estado do Piauí/Secretaria de Desenvolvimento Rural e Federação das Entidades Apícolas do Piauí.
publicado: 05/10/2009 14h29, última modificação: 01/11/2022 14h11

Foi inaugurado, na última sexta-feira (02), o Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (Centapi). O empreendimento foi implantado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, em parceria com o Governo do Estado do Piauí/Secretaria de Desenvolvimento Rural e Federação das Entidades Apícolas do Piauí.

O Centapi vem preencher uma importante lacuna para o Piauí, hoje o segundo maior produtor de mel do Brasil e um dos maiores exportadores do produto, especialmente para os Estados Unidos e a Alemanha. O papel do Centro será a padronização e qualificação de mel, derivados e materiais apícolas, dentro das exigências sanitárias e mercadológicas definidas tanto pela União Européia quanto pelos importadores americanos. Além disso, irá funcionar como uma unidade incubadora de pesquisas para novos produtos por meio de pequenas empresas do ramo.

A estrutura funcional do Centapi está dividida em duas áreas. Uma delas é a Unidade de Treinamento, que é dotada de um auditório com capacidade para 200 pessoas, duas salas de aula que comportam trinta pessoas cada e um amplo espaço para convenções, reuniões, administração e refeitório. Já a segunda área possibilitará a realização de pesquisas, análises e oficinas, atendendo a técnicos, empresas, estudantes e público em geral por meio da utilização de laboratórios de microbiologia e físico-química, unidade de processamento de mel (decantação e homogeneização), salas de situação e empreendedorismo.

Esse espaço dispõe também de três salões, sendo que cada um deles abrigará uma empresa incubadora voltada para desenvolver produtos, técnicas ou processos para melhorar a atividade, a exemplo de uma incubadora de vestuários apícolas, que testará novos tecidos e cortes mais adequados à realidade do Semiárido. Outra proposta para empresa incubadora no local está voltada para a qualidade da cera alveolada, hoje um grande limitante para a produtividade e qualidade da produção. Também serão iniciados os estudos destinados à exploração do pólen e da própolis.

Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes o diretor da Área de Irrigação da Codevasf, Raimundo Deusdará Filho, representando o presidente Orlando Castro; o diretor da Área de Revitalização, Ricardo dos Santos; o superintendente da Superintendência Regional no Piauí, Guilherme Almeida, a gerente de desenvolvimento territorial, Kênia Marcelino, o gerente regional de revitalização, Ocelo Rocha, além de técnicos da Empresa, representante do Ministério da Integração Nacional, governador do Estado, vice-governador, deputados federais e estaduais, secretários de Governo, prefeitos, presidente da Feapi, presidentes de cooperativas, associações, além de outras autoridades e produtores.