Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Inauguradas 236 miniestações de tratamento de água no Jaíba
conteúdo

Notícias

Inauguradas 236 miniestações de tratamento de água no Jaíba

“Pelo seu alto alcance social e de proteção à saúde humana e animal, a construção dessas miniestações de tratamento e distribuição de água é, com certeza, uma das maiores ações sociais que o Governo Federal, através da Codevasf, já promoveu no Perímetro de Irrigação Jaíba”. Estas foram as palavras iniciais do diretor da Área de Irrigação da Companhia, Raimundo Deusdará Filho, ao discursar para centenas de pequenos produtores rurais, vereadores e prefeitos da região, deputada estadual Ana Maria Rezende e alunos da Escola Municipal da Gleba C3, na solenidade de inauguração de 236 miniestações de tratamento e distribuição de água potável.
publicado: 11/11/2009 15h08, última modificação: 01/11/2022 14h11

“Pelo seu alto alcance social e de proteção à saúde humana e animal, a construção dessas miniestações de tratamento e distribuição de água é, com certeza, uma das maiores ações sociais que o Governo Federal, através da Codevasf, já promoveu no Perímetro de Irrigação Jaíba”. Estas foram as palavras iniciais do diretor da Área de Irrigação da Companhia, Raimundo Deusdará Filho, ao discursar para centenas de pequenos produtores rurais, vereadores e prefeitos da região, deputada estadual Ana Maria Rezende e alunos da Escola Municipal da Gleba C3, na solenidade de inauguração de 236 miniestações de tratamento e distribuição  de água potável.

Segundo o diretor Raimundo Deusdará, com a conclusão dessas obras,  mais de 10 mil pessoas, incluindo as 1.828 famílias de pequenos irrigantes  assentados na Etapa I daquele perímetro, serão beneficiadas com um eficiente sistema de abastecimento de água tratada, que funcionará como  um importante fator de diminuição no alto índice de doenças como: diarreia, vômitos, verminoses  e de pele.

Para o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Anderson Chaves, a construção dessas miniestações, em parceira com o Governo de Minas Gerais, atende a uma das várias medidas mitigadoras da área ambiental do Perímetro Jaíba, proposta por organismo de defesa ambiental. Além disso, atende às determinações do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do presidente da Codevasf, Orlando Cezar da Costa Castro, para dotar todos os perímetros irrigados implantados pela Companhia da estrutura necessária para oferecer melhores condições de saúde e de bem-estar aos produtores, principalmente os pequenos irrigantes. 

O superintende explicou ainda que foram investidos mais de R$ 5 milhões e que cada unidade dessas miniestações atenderá a oito lotes agrícolas, com capacidade de 720 litros de água tratada, por hora.

O prefeito de Jaíba, Sildete Rodrigues Araújo, também classificou estas obras como uma das mais importantes do perímetro, pois, segundo ele, até então, os postos de saúde do município sempre ficam lotados por crianças doentes por causa da ingestão ou até mesmo do banho com água contaminada dos canais de irrigação.