Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Fórum da Aqüicultura Alagoana no CERAQUA
conteúdo

Notícias

Fórum da Aqüicultura Alagoana no CERAQUA

O Fórum da Aqüicultura Alagoana (FAA) reuniu-se no Ceraqua, no município alagoano de Porto Real do Colégio, tendo como pauta principal a apresentação por parte da Codevasf, da proposta de modelo de gestão do Centro
publicado: 31/07/2008 16h44, última modificação: 01/11/2022 14h10

O Fórum da Aqüicultura Alagoana (FAA) reuniu-se no auditório do Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco – Ceraqua, no município alagoano de Porto Real do Colégio, tendo como pauta principal a apresentação por parte da Codevasf, da proposta de modelo de gestão do Centro. 

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Superintendente Regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo. Em seu pronunciamento, destacou a importância do Ceraqua para a região, além de ressaltar os grandes investimentos que a Codevasf vem realizando em infra-estruturas e equipamentos visando o desenvolvimento da aqüicultura no vale do São Francisco, citando o Ceraqua como destaque.

Presente ao evento o representante da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Alejandro Muñoz, apresentou o Edital do Programa Espanhol de Cooperação Interuniversitária, oportunidade em que afirmou do interesse da AECID em participar do fortalecimento institucional do Ceraqua e de patrocinar pesquisas a ser ali desenvolvidas. A AECID vem atuando em Alagoas em cooperação com o governo de estado, por meio de acordo internacional firmado com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEAGRI/AL), visando impulsionar a cadeia produtiva da aqüicultura no estado.

Como parte da programação da reunião da FAA, o engenherio de pesca da Codevasf, Eduardo Jorge de Oliveira Motta, apresentou de forma detalhada a proposta do modelo de gestão para o Ceraqua, que tem como objeto principal a gestão compartilhada em parceria com as instituições que irão desenvolver trabalhos e pesquisas, sob a coordenação da Codevasf.

No final da apresentação da Codevasf, cada instituição presente recebeu uma versão eletrônica da proposta do modelo de gestão. Em seguida foi formado um Grupo de Trabalho, constituído por representantes da Superintendência Regional da Codevasf em Penedo, Ministério da Pesca e Aqüicultura (então Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca - SEAP/PR), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Sebrae, Embrapa, governo de Alagoas e Câmara Setorial de Aqüicultura do Baixo São Francisco. O grupo terá um prazo de 15 dias para analisar o documento e apresentar sugestões, no sentido de encaminhar uma proposta consensual à direção da Codevasf, para análise, adequação, aprovação e posterior implementação.

SOBRE O FAA

O FAA é formado por instituições públicas e de representação do setor produtivo que atua direta e indiretamente em prol do desenvolvimento da aqüicultura alagoana. Tem como objetivo integrar e otimizar as ações institucionais para a consolidação da cadeia produtiva da aqüicultura no estado.