Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Festival da Uva no Piauí
conteúdo

Notícias

Festival da Uva no Piauí

A Codevasf inaugurou obras no município de São João do Piauí, 480km de Teresina. As ações fizeram parte da programação do 2º Festival da Uva realizado naquele município e que hoje ganhou destaque no Estado
publicado: 07/12/2009 11h52, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Codevasf inaugurou obras no município de São João do Piauí, 480km de Teresina. As ações fizeram parte da programação do 2º Festival da Uva realizado naquele município e que hoje ganhou destaque no Estado. A partir do projeto piloto de viticultura implantado pela Codevasf no Assentamento Marrecas, a região potencializou as atividades voltadas para o agronegócio e já tem perspectivas de implantar cerca de 1.700ha de irrigação, dos quais mil deles fazem parte do projeto elaborado pela Codevasf. Cerca de 30% de sua infraestrutura está concluída, já contando com canal, adutora, reservatório pulmão e, recentemente inaugurados no Festival, a barragem de acumulação e a adutora que fornecerão água a um sistema de lagoas, possibilitando assim a captação e o abastecimento dos lotes.

Além das obras que comporão o Projeto de irrigação Marrecas, outra importante ação foi entregue àquela comunidade como parte da programação do Festival: uma Agroindústria de Processamento de Alimentos. A demanda surgiu por parte dos jovens e mulheres do assentamento no 1º Festival. Eles buscaram a Codevasf e expuseram a importância de melhor aproveitarem o excedente das frutas que são produzidas nos quase 10 mil hectares do Assentamento, não somente de áreas irrigadas como também de fruteiras existentes nos quintais e pequenos lotes.

A partir daí, foram envidados esforços no sentido de garantir recursos para implantação da Unidade. O empreendimento foi executado como ação do Projeto Amanhã. A edificação com 200m2, equipada com 22 itens, atenderá a cerca de 20 jovens possibilitando agregar valor aos produtos, capacitações e treinamentos diversos, desde a gastronomia até gestão de agronegócios.