Notícias
Definição de mais 60 Territórios da Cidadania
No mês de julho serão realizadas reuniões regionais para a definição de mais 60 territórios do programa do governo federal “Territórios da Cidadania”. A Codevasf já tem participado das articulações nos territórios em que atua que são: Cocais/MA, Carnaubais/PI, Entre Rios/PI, Serra da Capivara/PI, Vale do Guaribas/PI, Inhamuns Crateús/CE, Agreste Meridional/PE, Sertão do Pajeú/PE, Agreste/AL, Alto Sertão/AL, Alto Sertão/AL, Chapada Diamantina/BA, Velho Chico/BA, Noroeste de Minas/MG, Serra Geral/MG. Os 60 territórios foram escolhidos por apresentarem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e baixo dinamismo econômico. Dentre as propostas para a criação de novos Territórios a localização na bacia do rio São Francisco foi uma das prioridades.
O programa, que reúne 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, beneficiará, só neste primeiro ano, cerca de mil municípios brasileiros.
Por sua concepção e gerenciamento, o Territórios da Cidadania difere de outros programas sociais por não se limitar a enfrentar problemas específicos com ações dirigidas. Ele combina diferentes ações para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável.
A Codevasf participa por meio de diversos programas, dentre eles a Revitalização dos rios São Francisco e Parnaíba, o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura, da Promoção da Sustentabilidade de Espaços – Sub-Regionais, do Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, da Qualificação Social e Profissional de Jovens – Projeto Amanhã, do Desenvolvimento da Agricultura Irrigada, da Promoção de Assistência Técnica e Rural, entre outras iniciativas.