Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > De olho nos agrotóxicos
conteúdo

Notícias

De olho nos agrotóxicos

A Codevasf lança Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, no Distrito de Irrigação Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL). A ação faz parte do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.
publicado: 13/09/2006 07h56, última modificação: 01/11/2022 14h09

A Codevasf lança, na quinta-feira (dia 14), uma Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, no Distrito de Irrigação  Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL). A ação faz parte do Plano de Conformidade Ambiental dos Perímetros Irrigados da Codevasf, inserido no Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.

A instalação da Unidade atende a exigência legal quanto ao destino final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos. De acordo com a lei, as empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos são responsáveis pela destinação das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, após a devolução pelos usuários, visando à reutilização, reciclagem ou destruição das mesmas, obedecidas as normas e instruções dos órgãos registrantes e sanitário-ambientais competentes.

Segundo José Domingos Bizarro, engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Produção da Codevasf em Penedo, cabe à Codevasf, por meio de firma contratada para promover assistência técnica e extensão rural, o papel de educar e conscientizar os produtores para o uso da unidade.

Inicialmente, a Unidade vai beneficiar os municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, onde a Codevasf mantém os perímetros de irrigação de Itiúba e Boacica. Há previsão de que de seja instalada outra unidade, de acordo com a demanda.

Durante o lançamento da Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, será assinado um protocolo de responsabilidades entre a Codevasf e a Associação de Revendedores de Defensivos Agrícolas de Sergipe – ARDASE, que vai gerenciar a Unidade, cedida em regime de comodato. A instituição vai conduzir todo o processo de recebimento e transporte até o posto central de recolhimento em Alagoas, localizado em Marechal Deodoro.

FOTO:www.seia.ba.gov.br