Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf participa do III Congresso Mineiro de Apicultura
conteúdo

Notícias

Codevasf participa do III Congresso Mineiro de Apicultura

A Codevasf, através da Superintendência Regional em Minas Gerais, participou do III Congresso Mineiro de Apicultura, que ocorreu em junho, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Federação Mineira de Apicultura (Femap)
publicado: 02/07/2009 10h21, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Codevasf, através da Superintendência Regional em Minas Gerais, participou do III Congresso Mineiro de Apicultura, que ocorreu em junho, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Federação Mineira de Apicultura (Femap), reuniu cerca de 700 pessoas, entre produtores, pesquisadores e profissionais de empresas fabricantes de produtos e equipamentos do segmento apícola. A Superintendência organizou uma caravana formada por 38 produtores e jovens de 10 municípios, atendidos pelos programas de apoio a Arranjos Produtivos Locais (APLs) e pelo Projeto Amanhã, e nove técnicos da Codevasf e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) que prestaram assistência técnica aos apicultores.

Durante o Congresso, a Codevasf expôs, em um estande de 12m², as ações desenvolvidas em APLs, sobretudo relacionadas à apicultura. De acordo com o chefe da Unidade Regional de Arranjos Produtivos, Alex Demier, que acompanhou a caravana, o espaço teve grande visitação. “Como a atuação da Codevasf está concentrada na região norte de Minas, boa parte dos apicultores de outras regiões do Estado não tinha conhecimento dos trabalhos desenvolvidos. Eles ficaram surpresos com o apoio à atividade e com os resultados obtidos”, relatou.

Anderson Chaves, superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, ressaltou a importância de mobilizações como essa, que não só permitem o acesso dos produtores a novas informações, tecnologias e contato direto com fornecedores de equipamentos e materiais e com compradores, mas, principalmente, proporcionam a oportunidade ímpar da troca de experiências com produtores de outras regiões.

Reconhecendo a importância dos APLs no desenvolvimento econômico e social do país, a Codevasf tem identificado, desde 2004, linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, à organização dos processos produtivos e de comercialização e à valorização do capital humano e da governança local. A Companhia entende que estes são fatores importantes para o reconhecimento dos atores locais, responsáveis pelo desenvolvimento endógeno, podendo reverter na melhoria das condições de vida da população, na geração de emprego e renda e naexploração racional e sustentável dos recursos naturais.