Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf participa do CajuFestMel, em Picos (PI)
conteúdo

Notícias

Codevasf participa do CajuFestMel, em Picos (PI)

Foi realizado, no último fim de semana (1º a 3 de outubro), em Picos (PI), o CajuFestMel, com o objetivo de apresentar as potencialidades da apicultura e da cajucultura no estado e atrair investidores para a região. Além das ações relacionadas aos dois produtos principais do festival, ocorreram diversas atividades ligadas ao turismo, à gastronomia e ao artesanato. Durante os três dias de evento, o estande da Codevasf foi bastante visitado. Houve degustação de frutas dos vales do São Francisco e do Parnaíba e de produtos à base de mel.
publicado: 08/10/2009 09h36, última modificação: 01/11/2022 14h11

Foi realizado, no último fim de semana (1º a 3 de outubro), em Picos (PI), o CajuFestMel, com o objetivo de apresentar as potencialidades da apicultura e da cajucultura no estado e atrair investidores para a região. Além das ações relacionadas aos dois produtos principais do festival, ocorreram diversas atividades ligadas ao turismo, à gastronomia e ao artesanato. Durante os três dias de evento, o estande da Codevasf foi bastante visitado. Houve degustação de frutas dos vales do São Francisco e do Parnaíba e de produtos à base de mel.

Além disso, no espaço, tiveram destaque as ações da empresa na região. Desse modo, a população local pôde ter contato com empreendimentos importantes como é o caso do Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (CENTAPI), que foi inaugurado durante o evento.

CENTAPI

O Centro de Tecnologia Apícola do Piauí (CENTAPI) representa um importante passo para a estruturação do Arranjo Produtivo Local da Apicultura no Estado. O empreendimento foi implantado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, em parceria com o Governo do Estado do Piauí/Secretaria de Desenvolvimento Rural e Federação das Entidades Apícolas do Piauí. O investimento total foi de cerca de R$ 1,8 milhão.

O Centro fará parte do Complexo Apícola em implantação no Distrito Industrial de Picos, que é composto ainda pela Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido (Casa Apis), agroindústria com capacidade para processar 2 mil toneladas de mel por ano e que agrega mais de 10 cooperativas em 34 municípios do Piauí, do Ceará e de Pernambuco.

Também está sendo implantada uma unidade incubadora de colmeias que possibilitará aos pequenos apicultores um maior poder de aquisição das caixas apícolas, reduzindo custos e aumentando a capacidade produtiva individual nos apiários.

É meta dos parceiros trazer, para essa região, as instituições de ensino, formando ali a Universidade do Mel, que unirá teoria e prática para proporcionar a melhoria das condições de vida de milhares de famílias cuja fonte de emprego e renda está na criação racional de abelhas.