Notícias
Oficina de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Foi realizada, de 17 a 19 de junho, a oficina “Meio Ambiente e Desenvolvimento: Contribuições para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Região”, na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em Recife. O objetivo foi reunir contribuições de órgãos de meio ambiente da área de atuação da Sudene e de técnicos que trabalham com zoneamento ecológico para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).
A abertura do evento foi realizada pelo diretor da Sudene, Guilherme Rebouças; pelo secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke; e pelo presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Aloysio Costa Júnior.
As discussões sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e Vetores de Sustentabilidade Ambiental dominaram a pauta da oficina, com temas como: crescimento populacional e aumento da densidade associada à falta de infraestrutura, principalmente saneamento básico; crescimento desordenado dos aglomerados urbanos; alterações climáticas; mudança na geografia da produção agropecuária e desmatamentos. A expectativa é que as contribuições deste evento sirvam de base para ações de médio e longo prazo na área ambiental do Nordeste.
Participaram das discussões diversos técnicos dos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente e de instituições como Ibama, IBGE, Embrapa, Agência Nacional de Águas (ANA) e secretarias de Planejamento e Meio Ambiente dos Estados do Nordeste. A Codevasf foi representada por Marcelo Teixeira, chefe do Escritório de Representação de Recife.