Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf participa de cerimônia no Complexo de Suape, em PE
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de cerimônia no Complexo de Suape, em PE

A Codevasf participou da cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que foi realizada na última sexta-feira (11), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE), no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A Empresa foi representada pelo Chefe do Escritório de Recife, Marcelo Teixeira. O batimento de quilha simboliza o assentamento do primeiro bloco já pronto e possui um significado expressivo, uma vez que, na época em que o navio era feito artesanalmente, a quilha era a espinha dorsal e marcava o início da construção do barco. O navio passa agora para uma fase de diversos ajustes, ainda em terra firme, para ser lançado ao mar em abril de 2010.
publicado: 14/09/2009 10h02, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Codevasf participou da cerimônia de batimento de quilha do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), realizada na última sexta-feira (11), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE), no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A Empresa foi representada pelo Chefe do Escritório de Recife, Marcelo Teixeira.

O batimento de quilha simboliza o assentamento do primeiro bloco já pronto e possui um significado expressivo, uma vez que, na época em que o navio era feito artesanalmente, a quilha era a espinha dorsal e marcava o início da construção do barco. Esse primeiro navio passa agora para uma fase de diversos ajustes, ainda em terra firme, para ser lançado ao mar em abril de 2010.

O Promef está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi diretamente elaborado e executado pelo governo federal. Esse projeto irá gerar aproximadamente 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em suas duas etapas. Na primeira, está prevista a construção de 26 navios (petroleiros e gaseiros). Na segunda, outros 23 navios serão construídos. O petroleiro que está sendo construído em Suape possui capacidade para transportar um milhão de barris de óleo.

Na cerimônia, o presidente Lula estava acompanhado de comitiva composta pelos ministros José Múcio, da Articulação Institucional; Fernando Haddad, da Educação; Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e ainda pelos presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Fernando Bezerra Coelho.