Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf no Ceará
conteúdo

Notícias

Codevasf no Ceará

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que inclui o Ceará na área de atuação da Codevasf
publicado: 12/12/2006 14h00, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em reunião no dia 05 de dezembro, aprovou o Projeto de Lei que inclui o Ceará na área de atuação da Codevasf, visando aperfeiçoar a Lei que acrescentou o rio Parnaíba na região de abrangência da Companhia. O projeto segue agora para o Senado Federal.

Segundo o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, a aprovação é um grande avanço para suprir a lacuna na Lei anterior que não incluiu o Ceará na área total de atuação da Companhia.

A inclusão do Ceará se justifica principalmente em razão da sub-bacia do rio Poti, originária no Ceará, na confluência dos riachos Correntes e do Meio, seguir para o Piauí e desaguar no Parnaíba, sendo que, entre todas as sub-bacias, apenas a do rio Poti não integra a área de atuação da Codevasf.

Além do rio Poti, os rios Lontra e Jaburu, que correm na Chapada da Ibiapaba, vão desaguar no rio Piracuruca, um dos mais importantes afluentes do rio Parnaíba.

Na fundamentação do projeto, menciona-se ainda que 10% das terras do Ceará fazem parte da constituição do vale do Parnaíba, o que representa 20 municípios cearenses. De acordo com o IBGE, os municípios que participam da bacia estão divididos em 27 microrregiões homogêneas, localizando-se três delas no Ceará.

O escritório de representação da Codevasf será instalado em Crateús. É que o município possui as melhores condições para abrigá-lo, dentre as quais destaca-se o fato da cidade ser considerada um pólo de desenvolvimento da região, além de situar-se à margem do rio Poti.